Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta vermelho. SMS da Proteção Civil chegou a seis milhões de pessoas

05 set, 2019 - 09:39 • Celso Paiva Sol , Cristina Nascimento

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil revela que foram enviadas quase 250 mil mensagens em inglês, para emigrantes ou cidadãos estrangeiros.

A+ / A-

Quase seis milhões de pessoas receberam nas primeiras quatro horas a mensagem preventiva da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre o risco de incêndio rural.

De acordo com os dados avançados à Renascença, na quarta-feira de manhã, a mensagem da ANEPC, enviada através de SMS pelos operadores das redes móveis, “foi recebida, nas primeiras quatro horas, por 5 895 608 cidadãos que se encontravam nos 13 distritos onde foi declarado o Estado de Alerta Especial nível Vermelho (Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu)”.

A ANEPC acrescenta que, destas, cerca de 242 mil mensagens foram enviadas, em inglês, a emigrantes ou cidadãos estrangeiros que se encontram nesses distritos.

No comunicado, a autoridade refere que nas primeiras duas horas após o envio – entre as 8h00 e as 10h00 – foram entregues com sucesso 80% das mensagens.

A Autoridade de Nacional de Emergência adianta ainda que, quatro horas após o envio da mensagem, a linha telefónica de apoio ao cidadão recebeu 745 chamadas.

O Governo reforçou as medidas para responder ao alerta especial de nível vermelho, em vigor até ao próximo domingo em 13 distritos, por causa do risco de incêndios: aumentou o nível de prontidão das equipas de resposta; fica contemplada a dispensa do serviço público dos trabalhadores que desempenham cumulativamente as funções de bombeiro voluntário.

Além disso, também foram também reforçadas as ações de vigilância terrestre com mais de 500 militares da Marinha, do Exército e da GNR.

A partir desta quinta-feira, a fiscalização de eventuais crimes de incêndio vai também ser feita a partir do ar. É a primeira vez que isso vai acontecer e faz parte das medidas adotadas para este período em que o país está em situação de alerta por causa do risco de incêndio.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ricardo Saraiva
    06 set, 2019 Sintra 06:42
    As SMS levam horas para alcançar toda a População, porque o alerta passa pela rede principal do operador (CORE) e quando é necessário alertar milhares / milhões de pessoas ao mesmo tempo as SMS congestionam a rede e sofrem com o congestionamento da rede, ao contrário do Cell Broadcast. E esse atraso torna o alerta sem sentido. Com o Cell Broadcast o tempo mínimo de entrega de mensagens a milhões de pessoas é de 4 segundos. Levaram 4 horas para entregar SMS quando com o Cell Broadcast seria possível entregar essa mesma mensagem a 6 milhões de pessoas em menos de 1 minuto. É este o sistema de alertas que nos irá alertar em futuras situações de catástrofe / emergência que das vezes que foi utilizado mostrou ter falhas e não servir os propósitos para um sistema de alertas à População em que todos os segundos são cruciais? Os Partidos com assento Parlamentar não estão disponíveis para falar neste assunto. Resta a nós cidadãos debater este assunto para que seja implementado em Portugal um sistema de alertas à População resiliente, que funcione e que chegue a todos quando for necessário.
  • Paulo Simao
    05 set, 2019 Cascais 09:51
    Eu não recebi nada até agora. Se foi enviado, não foi para mim de certeza.

Destaques V+