|

 Casos Ativos

 Suspeitos Atuais

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

​Novo Banco vende carteira de malparado de 3,3 mil milhões de euros

04 set, 2019 - 15:58 • Sandra Afonso

Crédito malparado do antigo BES representa cerca de 75% do total nacional.

A+ / A-

O Novo Banco vendeu uma carteira de malparado de 3,3 mil milhões de euros ao fundo norte americano Davidson Kempner.

Segundo a Bloomberg, este é o vencedor da maior carteira de crédito vencido já vendida no país.

Esta carteira, com o nome de "Nata 2", inclui grandes créditos mediáticos, como os da Ongoing, Joaquim Oliveira e Moniz da Maia.

No final de agosto, a banca nacional tinha perto de quatro mil milhões de euros de malparado à venda, 75% dos quais do antigo BES.

Em junho de 2016, o malparado na banca atingiu um máximo histórico: 17,9% do crédito concedido era considerado NPL (‘non-performing loans’ ou crédito de cobrança duvidosa).

No final de 2018, os bancos já tinham reduzido o malparado para metade: estava em 9,4%, o que, segundo o Banco de Portugal, corresponde a 25.850 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.