Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diocese do Funchal "honrada" por o Papa ter escolhido D. Tolentino para cardeal

01 set, 2019 - 14:41

D. Nuno Brás mostrou orgulho no percurso de D. Tolentino Mendonça, "um filho da diocese" do Funchal.

A+ / A-
De sacerdote a cardeal num ano. O percurso meteórico de D. Tolentino Mendonça
De sacerdote a cardeal num ano. O percurso meteórico de D. Tolentino Mendonça

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, envia os "melhores votos" a D. Tolentino Mendonça, escolhido pelo Papa Francisco para ser ordenado cardeal, no próximo dia 5 de outubro.

D. Nuno Brás mostrou orgulho no percurso de D. Tolentino, "um filho da diocese" que dirige.

"Não podemos também deixar de nos sentir honrados pela escolha do Santo Padre Francisco", escreveu D. Nuno Brás, num comunicado enviado às redações. "Com efeito, trata-se de um filho da nossa diocese, que aqui deu os primeiros passos na vida cristã, aqui foi ordenado sacerdote e que agora se vê chamado a um dos serviços mais importantes da Igreja: o do aconselhamento próximo do Papa e da eleição dos seus sucessores".

O bispo da cidade madeirense deixa ainda uma mensagem aos membros da diocese. "Esta escolha do Papa Francisco não pode deixar de ser também para os cristãos de toda a diocese um convite a viver com mais entusiasmo e seriedade a sua vida de fé".

D. Tolentino de Mendonça será um dos mais novos cardeais a integrar o colégio cardinalício, sendo o mais jovem logo após D. Dieudonné Nzapalainga, cardeal da República Centro-Africana, de 52 anos.

Pela primeira vez na história, Portugal passa a ter cinco cardeais: três eleitores, D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino; e dois eméritos, D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro.

D. Tolentino é "referência maior da nossa Região"

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Irineu Cabral Barreto, congratulou-se hoje com a nomeação de Tolentino de Mendonça como cardeal, destacando a “profundidade da sua religiosidade”.

“Esta nomeação permite sublinhar a singularidade do Senhor Dom José Tolentino Mendonça, referência maior da nossa Região, a profundidade da sua religiosidade, cultura e pensamento, tocando a todos com as suas mensagens vibrantes de sentido humanista”, refere o juiz conselheiro, numa curta nota enviada à agência Lusa.

Irineu Cabral Barreto termina a missiva desejando a Tolentino de Mendonça, nascido em Machico, “sucesso na sua missão, tão essencial nos tempos desafiantes” em que se vive.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+