Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Boris Johnson diz que suspensão do Parlamento aumenta o poder negocial britânico

30 ago, 2019 - 16:45 • João Pedro Barros com Lusa

Primeiro-ministro pede aos deputados para apoiar o esforço negocial do Governo, que vai passar a reunir-se duas vezes por semana com responsáveis da União Europeia. 31 de outubro é a data limite para a saída do Reino Unido.

A+ / A-

Veja também:


Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, quer “acelerar o ritmo” das negociações com a União Europeia para consumar o Brexit. E diz ter uma posição reforçada nas negociações com a União Europeia (UE) devido à anunciada suspensão do Parlamento, desde a segunda semana de setembro até 14 de outubro. “Eles conseguem ver que estamos a falar a sério”, sublinhou esta sexta-feira, em declarações à televisão britânica Sky News.

O primeiro-ministro alega que a ameaça de saída sem acordo facilita as negociações com Bruxelas e avisou os deputados de que travar o Brexit a 31 de outubro "causará danos duradouros à confiança das pessoas na política", pedindo-lhes que se mantenham “unidos” na estratégia do Governo, mesmo os adversários da saída do Reino Unido da UE.

"Receio que, quanto mais os nossos amigos e parceiros pensam que o 'Brexit' pode ser impedido, que o Reino Unido pode ser mantido [na UE] pelo Parlamento, menor a probabilidade de eles nos darem o acordo que precisamos", avisou.

Johnson disse acreditar que se os deputados impedirem a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) a 31 de outubro, "isso causará danos duradouros à confiança das pessoas na política, causará danos duradouros e catastróficos aos principais partidos" do país.

"A minha mensagem para eles é que acho que a pior coisa para a democracia agora seria cancelar o referendo, que é o que algumas pessoas estão a sugerir, anular esse resultado e dizer às pessoas que serão ignoradas, depois de todas as promessas que foram feitas. Esta geração política não será perdoada se não cumprir esta promessa", afirmou.

O Governo britânico mantém que pretende concluir um acordo de saída com a UE e anunciou esta sexta-feira a intensificação das negociações, com reuniões entre as duas partes duas vezes por semana. A renegociação do acordo conseguido pela antecessora Theresa May – e chumbado três vezes pelo parlamento britânico – poderá agora ser finalmente alcançado, alegam.

Nos últimos dias, a oposição e deputados do partido Conservador, a que pertence Boris Johnson, manifestaram-se empenhados em aprovar legislação para impedir uma saída sem acordo na próxima semana, antes da anunciada suspensão do Parlamento durante cinco semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+