Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não há portugueses infetados com listeriose

22 ago, 2019 - 09:18 • Redação com Lusa

Espanha lançou alerta internacional sobre perigo dos produtos de carne "La Mechá. O surto já atingiu 150 pessoas e há ainda mais de 500 casos suspeitos.

A+ / A-
O que é a listeriose?
O que é a listeriose?

Até ao momento, não há portugueses afetados pela listeriose, uma infeção provocada por uma bactéria que está a causar o pânico em Espanha. A garantia foi deixada à Renascença pelo Diretor-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

“Atualmente não temos conhecimento de listeriose em portugueses que tenham viajado para aquela região espanhola e consumido produtos eventualmente contaminados”, assegurou Fernando Bernardo.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária já tinha confirmou que o produto espanhol contaminado não é comercializado em Portugal, mas alertou os viajantes que tenham como destino aquela região de Espanha, para a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse.

Em Portugal, a listeriose é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

Este surto continua a aumentar com 150 casos confirmados, na maioria localizados na Andaluzia, Espanha, após o consumo da carne contaminada, mas há mais de 500 casos suspeitos que ainda estão a ser analisados. A doença também já fez um morto.

Alerta internacional

Nas últimas horas, as autoridades espanholas lançaram um novo alerta internacional: ativaram os sistemas de comunicação da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dizem ser uma medida de precaução, uma vez que há turistas que podem ter contraído a doença por terem comido carne contaminada em Espanha.

O Ministério da Saúde espanhol recomendou à população para não consumir os produtos de carne embalada da marca "La Mechá", que está na origem do surto de listeriose. Aconselhou ainda as pessoas que já consumiram os produtos da marca "La Mechá" a consultar os serviços médicos caso apresentem algum sintoma de terem sido afetados pela bactéria.

Os produtos referenciados são "chincharrón" andaluz (gordura de porco frita), lombo de Jerez, lombo com pimentão, e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca "La Mechá".

A maioria dos casos confirmados de pessoas afetadas na Andaluzia estão localizados em Sevilha, Huelva, Málaga e Granada.

Outras comunidades também relataram casos associados ao surto, como as Astúrias, especificamente em Gijón, e na Extremadura, onde quatro pessoas foram diagnosticadas com a bactéria por terem consumido produtos em Sevilha e Huelva.

Na Catalunha, também há casos confirmados da mesma família, que consumiu o produto de carne adquirido por um membro da família na Andaluzia.

Em Madrid, foram registados cinco casos, quatro pessoas que comeram carne da empresa andaluza.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+