Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Como as redes sociais se divertem com a greve dos motoristas

13 ago, 2019 - 11:39 • Sofia Freitas Moreira

A Internet não perdoa, já se sabe, e nada como uma crise de alcance nacional para exercitar dotes humorísticos com boas doses de "memes". Greve dos motoristas? A melhor resposta mostra "Portugueses a abastecer jerricãs".

A+ / A-

“Os jerricães ladram e a caravana passa.” Esta é uma frase lida ao acaso no universo das redes sociais - e uma das inúmeras que têm animado Facebook, Twitter e Instagram, sobretudo desde que a greve dos motoristas começou a agitar o país e os media, motivando uma corrida ao abastecimento (de todas as formas).

Sobram ditos e textos espirituosos, multiplicam-se as fotos, montagens, "memes" e vídeos, mostrando que o humor também tem lugar em “tempos de cólera”.

Insónias de Carvão é uma das páginas de "memes" mais populares em Portugal. Com quase 200 mil seguidores no Facebook, não deixou escapar a oportunidade de oferecer uma leitura original sobre os efeitos da greve dos motoristas.


À hora de publicação deste artigo, O Pardal, referência ao vice-presidente do Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas, é um dos assuntos mais comentados no Twitter em Portugal. A "hashtag" #grevedosmotoristas e o termo "ANTRAM" dominam as conversas no Twitter, especialmente desde o arranque da greve, esta segunda-feira. "Jerricã" foi tópico em destaque nas vésperas da greve; "requisição civil" dominou as pesquisas no Google.



"Depois do fenómeno gasolineiro de abril de 2019, todo o português que nunca jogou GTA passou a saber utilizar uma nova palavra no seu vocabulário - jerricã. Jerrycan para os tios da América que vieram passar férias em agosto, bidon para os familiares que acabaram de chegar de França".

O mote está lançado e a página de Facebook Portugueses a abastecer jerricãs tem matéria de sobra para trabalhar. Criada a 9 de agosto, dia em que o Governo decretou crise energética, anda perto dos 150 seguidores (no momento da publicação deste artigo) e assegura o trabalho que fazia falta, como reportar a venda de jerricãs no OLX.

Merece um "like".


O irrestível encanto de um jerricã. Quem sabe, não chega a palavra do ano.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+