Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Militar português ferido com gravidade em acidente na República Centro-Africana

13 jun, 2019 - 18:44 • Ana Rodrigues, com redação

Soldado seguia numa viatura blindada “Humvee”, que se despistou e capotou. Militar sofreu um traumatismo grave nas duas pernas.

A+ / A-

Um militar português ficou ferido com gravidade num acidente de viação registado esta quinta-feira na República Centro-Africana. O soldado vai ser transferido para Portugal.

A notícia foi avançada pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

"Durante a tarde de hoje, um soldado do Exército português pertencente à força de reação rápida portuguesa em missão na República Centro-Africana, ao serviço das Nações Unidas, sofreu um traumatismo grave nas duas pernas, na sequência de um acidente de viação", refere o EMGFA, em comunicado.

O acidente aconteceu durante uma deslocação logística, na zona de Bouar, a 350 quilómetros a noroeste da capital da República Centro-Africana.

A viatura blindada “Humvee” despistou-se e capotou, provocando ferimentos graves ao soldado português.

"Desconhecem-se ainda as causas do acidente, mas a forte precipitação que assola a região, bem como o estado altamente precário da rede viária, poderão ter sido causas contributivas para o despiste", adianta o EMGFA.

O soldado está a ser acompanhado por uma equipa de médicos portugueses da Força Nacional Destacada, "em estreita ligação com os médicos do Hospital das Forças Armadas em Portugal".

Em declarações à Renascença, o porta voz do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Pedro Coelho Dias, revela que o soldado vai ser transferido para Portugal.

“Inspira muitos cuidados porque sofreu ferimentos graves nas duas pernas. Vai ser transportado para Bangui, vai ser observado mais uma vez por médicos no hospital sérvio e vai ser transportado ao início da manhã de amanhã [sexta-feira] para Portugal em voo da Força Aérea, num Falcon.”

O porta-voz do EMGFA refere que o mau tempo e a estrada em muito mau estado estarão na origem do desastre.

“O militar estava numa coluna militar para reabastecimento de combustível. Estavam a deslocar-se numa zona rede viária muito precária, com grandes buracos no chão e estavam a atravessar uma zona de tempestade, estava uma precipitação muito forte. Deverão ser estas as causas do acidente: a tempestade com forte precipitação e a rede viária muitíssimo precária da República Centro-Africana”, afirma Pedro Coelho Dias.

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, endereçou esta quinta-feira "rápidas melhoras" ao militar português.

Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República é referido que Marcelo Rebelo de Sousa "já falou telefonicamente com o comandante" da força portuguesa ao serviço das Nações Unidas na RCA, a quem endereçou os seus votos de "rápidas melhoras" ao militar ferido.

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, está a acompanhar a situação clínica do militar português.

"O ministro da Defesa Nacional recebeu com grande preocupação a notícia do acidente do soldado português do Exército da missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, através do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro", lê-se numa nota do Ministério.

[notícia atualizada às 00h05]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+