Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo CEO da TAP recebe empresa com os melhores resultados de sempre

31 jan, 2018 - 23:11 • Ana Carrilho

Antonoaldo Neves foi eleito por unanimidade para presidente executivo da transportadora aérea nacional. Sucede a Fernando Pinto que, ao fim de 17 anos, deixa a TAP com os melhores resultados de sempre. Tem como primeiro desafio travar a greve dos tripulantes de cabine agendada para o Carnaval.

A+ / A-

Evitar a greve que o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e Aviação Civil (SNPVAC) convocou para o fim-de-semana antes do Carnaval (9, 10 e 11 de Fevereiro) é a primeira tarefa que Antonoaldo Neves tem pela frente como Presidente Executivo da TAP.

Minutos depois de ser eleito por unanimidade na Assembleia Geral da companhia aérea nacional, Antonoaldo Neves afirmou aos jornalistas esperar que não haja greve. Admitindo que os anúncios e as greves fazem parte da vida das empresas, frisa que também podem ser resolvidas “de alguma forma”. E para o novo CEO da TAP, tem que ser com diálogo. “Estou bastante crente no processo de diálogo que está estabelecido entre as duas partes que exige cedências de ambas as partes e trabalho duro “.

Entre os desafios para este ano, Antonoaldo Neves sublinha a necessidade de ter a nova frota a voar e melhorar a pontualidade nos voos da companhia em Lisboa. “Estamos a operar num aeroporto que tem restrições severas, que nos limitam na pontualidade - o aeroporto tem uma pontualidade baixa, quando comparado com outros na Europa- e a TAP precisa de melhorar a pontualidade, tem que ser uma das mais pontuais do mundo” – frisa o gestor.

Antonoaldo Neves sucede a Fernando Pinto, que se despediu do cargo de presidente executivo com o anúncio de que, este ano, a TAP deve ter os melhores resultados de sempre. “Infelizmente não pude apresentar os resultados de 2017. Serão bons resultados, diria que devem ser os melhores da história da empresa, talvez do grupo também. Ainda não tenho os dados todos”, revelou Fernando Pinto que prevê também um 2018 bom, “apesar dos compromissos muito altos com os novos aviões. O Orçamento para 2018 é muito consistente”.

Depois de 17 anos à frente da TAP, Fernando Pinto considera que cumpriu a sua missão. Mas vai continuar ligado à empresa como assessor.

A Assembleia Geral da TAP reconduziu também Miguel Frasquilho no cargo de presidente do Conselho de Administração que se mostrou “profundamente tranquilo” quando questionado sobre as dúvidas que o Bloco de Esquerda manifestou por alegadamente receber dinheiro através de um “saco azul” do Grupo Espírito Santo.

Miguel Frasquilho garantiu que está motivado e entusiasmado por auxiliar a TAP nesta nova fase. “Nos próximos três anos continuará a ser implementada a estratégia da companhia, o que significa que a TAP vai continuar a crescer, nomeadamente no número de aeronaves, de rotas e passageiros”.

Quem é o novo CEO da TAP

Antonoaldo Grangeon Trancoso Neves nasceu em Salvador, Baía, há 42 anos. Tem dupla nacionalidade – brasileira e portuguesa, por via do avô de Oliveira de Azeméis. Casado e com três filhos, vive agora em Cascais.

Engenheiro, há muito tempo que está ligado ao sector da aviação. E antes de ser eleito presidente executivo da TAP já integrava o Conselho de Administração e a Comissão Executiva na qualidade de Chief Commercial Officer. Também participou activamente no processo de privatização.

Ainda no Brasil, foi presidente executivo da Azul Linhas Aéreas, empresa que lançou nas bolas de Nova Iorque e São Paulo, angariando mais de mil milhões de dólares em investimentos. E foi responsável pela expansão internacional da companhia, nomeadamente nos estados Unidos.

“Mão na massa, trabalhar muito, muitas horas. Gosta do detalhe e é muito preocupado com as pessoas”, foi assim que se descreveu a si próprio quando questionado pelos jornalistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+