Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Faria de Oliveira "não tem idoneidade" para ficar à frente da Associação Portuguesa de Bancos

22 jan, 2019 - 16:26 • Henrique Cunha com redação

À Renascença, presidente da Associação Transparência e Integridade critica uso da CGD como "porquinho mealheiro para negócios pouco claros e ruinosos", após auditoria revelar que banco público perdeu pelo menos 580 milhões de euros com empréstimos sem garantias.

A+ / A-

A Associação Transparência e Integridade defendeu esta terça-feira que o atual presidente da Associação Portuguesa de Bancos não tem condições para se manter no cargo.

À Renascença, João Paulo Batalha afirma que Faria de Oliveira deve esclarecimentos públicos sobre muitos dos negócios da Caixa Geral de Depósitos, após uma auditoria da EY ter revelado ontem que o banco público perdeu 580 milhões de euros entre 2000 e 2015 com sete empréstimos sem garantias.

Faria de Oliveira foi administrador do banco do Estado entre 2008 e 2011.

Para o responsável da Associação Transparência e Integridade, enquanto o agora presidente da Associação de Bancos não der explicações "não tem idoneidade para ser o representante do setor financeiro em Portugal".

João Paulo Batalha lembra, contudo, que as responsabilidades pelos créditos sem garantias atribuídos pela CGD durante os anos da crise, sete deles que levaram o banco do Estado a perder 580 milhões de euros, abrangem não só os administradores da Caixa como também o poder politico e o próprio regulador: o Banco de Portugal.

O presidente da Transparência e Integridade considera "grave a forma como a Caixa Geral de Depósitos foi dando créditos milionários a grandes empresas - muitas vezes grandes empresas, ou empresários com algumas relações de proximidade ou de influência com o poder politico e com a própria caixa - sem garantias, sem contrapartidas".

Batalha diz que, por outro lado, a "auditoria alimenta ainda mais a suspeita de que o Banco do Estado foi usado como porquinho mealheiro para negócios pouco claros e ruinosos para os contribuintes, que depois tiveram de pagar os buracos da Caixa Geral de Depósitos".

João Paulo Batalha adianta que a auditoria da EY revelada na terça-feira mostra também que foram "ignorados ou ultrapassados os pareceres técnicos que indicavam haver risco e garantias insuficientes", o que, na sua opinião, “mostra que muitos destes créditos foram dados deliberadamente”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+