A+ / A-

Novo secretário de Estado do Ambiente só na próxima semana, garante Matos Fernandes

04 abr, 2019 - 21:37 • Ana Carrilho com Lusa

O ministro do Ambiente disse que a nomeação de um novo secretário de Estado “não vai ser nos próximos dias” e negou que a demissão de Carlos Martins possa beliscar o seu próprio cargo.

A+ / A-

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, disse que só na próxima semana será conhecido o novo secretário de Estado do Ambiente e elogiou o trabalho de Carlos Martins, que hoje se demitiu do cargo.

O ainda secretário de Estado do Ambiente, que está fora do país, pediu hoje a demissão, na sequência de ter sido divulgado que nomeara o primo, Armindo Alves, para adjunto do gabinete. Armindo Alves já se tinha demitido na quarta-feira.

Hoje, questionado pelos jornalistas no final de uma conferência sobre alterações climáticas promovida pela Ordem dos Engenheiros, o ministro disse que a nomeação de um novo secretário de Estado “não vai ser nos próximos dias” e negou que a demissão de Carlos Martins possa beliscar o seu próprio cargo.

“Não vejo em quê. O secretário de Estado, de acordo com a lei, fez uma nomeação em 2016. É por demais evidente que nada lhe era exigido sequer, mas ele entendeu, por bem, e de forma generosa, não causar qualquer embaraço ao Governo ao manter-se na posição em que estava e decidiu demitir-se”, o que aconteceu de forma rápida, disse João Pedro Matos Fernandes.

O ministro falou ainda do “excecional trabalho” de Carlos Martins, particularmente na definição de uma nova política para o abastecimento de água, para o ciclo urbano da água, e também dos resíduos, “numa perspetiva de economia circular, que este país não tinha”.

Matos Fernandes já hoje tinha elogiado, em comunicado, o trabalho de Carlos Martins.

O ministro reiterou que “não fazia a mais pequena ideia” da relação familiar e que tal nunca lhe pareceu relevante. “Nunca me meti nessas coisas em nenhuma nomeação de nenhum dos meus secretários de Estado”, disse.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+