Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

A mudança da hora

27 mar, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Esperemos que António Costa contribua para vetar, no Conselho Europeu, a proposta de acabar com a mudança da hora na UE. O primeiro-ministro já afirmou discordar do horário único.

Na noite do próximo sábado para domingo entramos na hora de verão, adiantando 60 minutos os relógios. Mas há quem queira acabar com isto.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma proposta para terminar a hora bianual, com início em 2021; a Comissão Europeia (CE) queria que fosse já em 2020. A medida destina-se, dizem, a salvaguardar o bom funcionamento do mercado interno. Ou seja, de Portugal aos países bálticos deixaria de haver mudanças de hora.

Na UE existem três fusos horários: a hora da Europa Ocidental ou Tempo Médio de Greenwich (Portugal continental, Irlanda e Reino Unido), a hora da Europa Central (17 Estados-membros), e a hora da Europa Oriental (Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia).

Os Estados Unidos têm 5 fusos horários. Da costa Leste para a costa Oeste há cinco horas de diferença. O que leva a que se conheçam as primeiras estimativas eleitorais de Nova York, Boston, etc., quando na Califórnia ainda se vota. O que em Portugal leva à proibição de revelar estimativas no Continente e na Madeira até as urnas encerrarem nos Açores, uma hora depois. Os EUA poderiam seguir este exemplo.

Na maioria dos Estados americanos existe mudança da hora. E o mercado dos EUA não parece preocupado com a diversidade horária.

Em outubro passado o primeiro-ministro, António Costa, defendeu, e bem, que Portugal deve manter o atual regime bi-horário e ter uma hora de verão e uma hora de inverno, considerando que "o bom critério e único é o critério da ciência". Ora o Observatório Astronómico de Lisboa elaborou em 2018 um relatório, concluindo que Portugal deve manter uma hora de verão e uma hora de inverno.

O Conselho Europeu terá, ainda, que aprovar esta proposta. Espero que A. Costa contribua para a vetar no Conselho. Porque não mudar a hora apresenta inúmeros inconvenientes, até para a saúde das pessoas.

“Termos um horário de inverno e de verão é benéfico para a maioria das pessoas”, afirmou o astrónomo Rui Agostinho, diretor do referido Observatório. “Porquê? Aproveitam-se mais as horas de sol (até em atividades de lazer e culturais ao ar livre), por exemplo. Já as perturbações de sono com a atual mudança da hora não serão significativas”.

Tanto a CE como o PE têm outros e bem mais importantes problemas para tratar.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DEIXA-ME RIR
    28 mar, 2019 16:23
    Para não se ser ignóbil era preciso ter uma posição sobre um assunto e saber defende-la com argumentos. Está portanto encontrado o ignóbil das caixas de comentários
  • ComentadorDeBancada
    28 mar, 2019 Lisboa 03:28
    É só comentários ignóbeis neste género de espaço. Só falta mesmo alguém escrever que a terra é plana e o planeta Terra é o centro do universo..
  • Rui Duarte
    28 mar, 2019 Porto 00:30
    Realmente vem para aqui com história de isto e daquilo que influencía o estado anímico e essas coisadas todas. Acho que quem tem de opiniar é o povo e não um qualquer que com histórias sabe-se lá de onde diz que que faz mal. Eu falo por mim e penso que é o que pensa a grande maioria das pessoas. Deixem mudar para o horário de verão e assim ficar. Não faz sentido estas mudanças de horário. Cada vez que muda de verão para o horário de inverno para mim é frustrante. Esse senhor do observatório que faça outras coisas em vez de falar pelos outros.
  • Deixa-me rir
    27 mar, 2019 16:46
    Termos um horário de inverno e de verão é benéfico para a maioria das pessoas?? porque se aproveitam mais as horas de sol em atividades de lazer e culturais ao ar livre? deixa-me rir! esse argumento é simplesmente estúpido porque na maioria dos países nórdicos e da europa central nem sequer há sol. e já agora, esse senhor do observatório sabe quantas horas trabalham os portugueses? seria bom se soubesse antes de falar nas actividades de lazer. Outro argumento descabido é dizer que os EUA têm 5 fuso horarios. O que é que isso tem a ver??? Vão continuar a haver fusos horários na europa, o que se propõe é não mudar a hora 2 vezes por ano.