A+ / A-

Greve dos Enfermeiros. Contratações não fazem cair greve, garante sindicato

05 jan, 2019 - 11:40 • Fátima Casanova , com Rui Barros

Para o Sindicato Democrático dos Enfermeiros a decisão de contratar mais profissionais para o SNS é um bom sinal. Mas garantem que, com a passagem às 35 horas os números anunciados não chegam.

A+ / A-

O anúncio da contratação 850 profissionais para os hospitais, anunciado este sábado pelo Minsitério da Saúde, não vai fazer cair a greve dos enfermeiros convocada para o dia 14 de Janeiro. A garantia é do presidente do SINDEPOR, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal, que reconhece que este é, no entanto, um sinal positivo dado pela tutela.

“Só por si, [estas contratações] não chegam para desconvocar a greve”, diz Carlos Ramalho, presidente do SINDEPOR, à Renascença. "Ainda há muitas situações a esclarecer, nomeadamente aquilo que são as leis do Orçamento do Estado de 2018, que previam o descongelamento das progressões, da atribuição do subsídio de enfermeiro especialista que não foi devidamente aplicado”, enumera o sindicalista.

Para o presidente deste sindicato de enfermeiros, a decisão anunciada na manhã deste sábado “é um bom sinal”, que o sindicato terá em conta no momento das negociações. “Mostra disponibilidade de reforçar aquele que é, neste momento, o Serviço Nacional de Saúde, que está muito carente de recursos humanos” diz Carlos Ramalho, que entende, no entanto, que o número fica aquém das necessidades.

“Dissemos desde o início que só para colmatar aquilo que eram as necessidades de pessoal de enfermagem com a passagem para as 35 horas seriam necessários, no mínimo, 1.600 enfermeiros”, explica.

Na sexta-feira, após mais uma maratona negocial entre sindicados e representantes dos ministérios das Finanças e da Saúde, as estruturas representativas dos enfermeiros disseram ter ficado satisfeitas com os avanços alcançados nas negociações, já que o Governo terá admitido a criação de uma categoria de Enfermeiro Especialista, uma das maiores lutas dos profissionais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nadia
    05 jan, 2019 loulé 15:01
    A plebe quer uma carreira de sangue azul e ter os seus reis.As chefias devem ser exercidas por quem tem skills e confiança das administrações e não por concurso.Isto é passado.Mas com regresso dos radicais tudo é possível.As famílias lesadas e a comunidade em geral no momento próprio dará a resposta e ajuizará o valor deste governo.

Destaques V+