Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos

Marcelo garante. "Não sabia nem sei os factos" sobre o reaparecimento das armas de Tancos

20 out, 2018 - 15:00

Presidente da República diz que desde junho do ano passado, “nalguns casos semana a semana”, tem insistido “no sentido de exigir o esclarecimento de toda a verdade".

A+ / A-

O Presidente da República garante desconhecer os factos na base do desaparecimento e reaparecimento das armas de Tancos, recordando que tem insistido na exigência do esclarecimento de “toda a verdade, doa a quem doer”.

“Ora, se eu insisti e insisto nessa exigência é, precisamente, porque, tal como todos os portugueses, não sabia nem sei os factos que ocorreram e as inerentes responsabilidades, nomeadamente criminais”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que é também Comandante Supremo das Forças Armadas.

Em resposta a perguntas da agência Lusa sobre se sabia dos factos relacionados com o reaparecimento das armas furtadas há mais de um ano do paiol de Tancos, o chefe de Estado sublinhou que, desde junho do ano passado, “nalguns casos semana a semana”, tem insistido “no sentido de exigir o esclarecimento de toda a verdade, doa a quem doer”.

“Precisei que se trata de apurar factos e responsabilidades, quer quanto ao desaparecimento das armas, quer quanto ao seu destino, quer quanto ao seu reaparecimento”, frisou.

Por outro lado, questionado se falou com o ex-Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Rovisco Duarte, antes de ter este ter pedido a resignação, o Presidente da República respondeu negativamente. “Antes de ter recebido a carta de resignação do então CEME não me foi pedida por ele nenhuma audiência e, por isso, ela não se realizou”, disse.

Presidente da República falará diretamente aos portugueses se tal se impuser

Marcelo Rebelo de Sousa diz ainda que falará diretamente aos portugueses sobre o caso de Tancos, "sempre que tal se impuser", e acrescenta que continuará a exigir a “máxima rapidez” no apuramento da verdade.

“Em homenagem à mesma transparência que tem caracterizado o meu mandato, sempre que tal se impuser, não deixarei de esclarecer diretamente os portugueses, que me elegeram, perante os quais respondo, acerca de todas as matérias que sejam efetivamente relevantes. Como é o caso de Tancos”, assegurou.

O Presidente da República deixou ainda outra garantia: “Não deixarei de continuar a exigir o apuramento da verdade e a solicitar a máxima rapidez possível, dentro do respeito da autonomia do Ministério Público. Portugal não deve ficar, indefinidamente, com dúvidas sobre questão essencial para o Estado de Direito e o prestígio das Forças Armadas”.

Quanto a um eventual pedido para ser ouvido na futura Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso de Tancos, o chefe de Estado disse não ter conhecimento de “qualquer iniciativa nesse sentido”, e advertiu: “Mas sei que tal não tem qualquer acolhimento constitucional ou legal”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a
    21 out, 2018 portugal 09:59
    Se calhar até sabia era de mais.....
  • Helena Matos
    20 out, 2018 Coimbra 17:15
    Engraçado como certas criaturas só sabem de coisas q lhes podem perfeitamente passar o lado. O PR emite opinao sobre tudo e mais um par de botas, mas sb Tancos, assunto da máxima relevância pq diz respeito tb ao cargo q ocupa, a coisa está-lhe difícil de entender. Depois de um ano pacientemente à espera q lhe dessem uma explicaçaozita, ela lá veio em forma de memorando e muito a contragosto. mas é tão boa q lá terá de aguardar mais um tempito, possivelmente à espera q lhe façam um desenho. É o q se chama um homem elitisticamente paciente.

Destaques V+