Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin conhece a verdadeira identidade dos suspeitos de envenenamento dos Skripals

12 set, 2018 - 08:14

Presidente russo diz que os dois homens acusados pelo Reino Unido são civis e que “não há nada de especial ou criminoso” que possa estar relacionado com eles.

A+ / A-

Vladimir Putin diz que a Rússia descobriu a verdadeira identidade dos dois homens acusados de envenenar o ex-espião russo Sergei Skripal e a filha Yulia, em Salisbury, no Reino Unido.

Na semana passada, as autoridades britânicas identificaram dois russos, Alexander Petrov e Ruslan Boshirov, como os prováveis autores do ataque com o agentes nervosos Novichok, em março deste ano.

Alexander Petrov e Ruslan Boshirov são ainda considerados suspeitos do uso e posse de substâncias químicas ilegais, cuja origem as autoridades britânica atribuem à Rússia, onde o agente neurotóxico foi desenvolvido, no âmbito de um programa militar nos anos 1970.

Putin afirma agora que a Rússia descobriu a verdadeira identidade dos dois homens. Garante que são civis e que “não há nada de especial ou criminoso” que possa estar relacionado com eles. O Presidente russo, que falava num fórum económico em Vladivostok, espera que os dois homens possam vir a público contar ao mundo a sua história.

Sergei Skripal, um britânico de origem russa com 66 anos, e a filha de 33 anos, Yulia, de nacionalidade russa, foram encontrados semi-inconscientes num banco de jardim na tarde de 4 de março, tendo-se apurado mais tarde que tinham sido envenenados com um agente neurotóxico de nível militar.

Depois de estarem hospitalizados em estado grave durante semanas, ambos tiveram alta, tal como o agente Nick Bailey, que também tinha sido contaminado pelo agente chamado Novichok.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+