A+ / A-

Rio almoça com universitários do Porto e ouve queixas sobre falta de alojamento

01 out, 2018 - 18:38

O líder do PSD defende que a chave para a resolução dos problemas do alojamento de universitários passa por "políticas públicas, centrais ou municipais".

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, almoçou esta segunda-feira com estudantes da Universidade do Porto, tendo ouvido queixas, sobretudo de falta de alojamento.

Depois de durante a manhã ter apresentado o documento estratégico do PSD para o acesso ao ensino superior, o líder dos sociais-democratas almoçou na cantina da Escola Superior de Educação e ouviu as queixas dos estudantes, centradas na falta de alojamento e na ausência de manutenção das instalações de algumas faculdades da Universidade do Porto.

Enquanto almoçavam, Rui Rio contou que os alunos criticaram o estado em que se encontram algumas instalações universitárias não tendo tido manutenção ou estando só agora a tê-la durante um “largo período”, não respondendo às necessidades dos estudantes.

“Até fico admirado porque algumas [faculdades] foram reabilitadas há pouco tempo”, referiu.

Contudo, o maior problema apresentado pelos alunos foi a falta de alojamento, salientou, acrescentando que quem é do Porto está na casa da família, mas quem é deslocado não tem capacidade de resposta para ter acesso a alojamento aceitável.

Os preços das habitações são muito elevados devido à procura turística e o apoio social que é dado é “escasso” dando para “cobrir a propina e pouco mais”, ressalvou.

“Esta matéria tem de ser resolvida por ação de políticas públicas, centrais ou municipais, embora possam ser em parcerias com privados, mas o motor deve ser a política pública”, afirmou Rui Rio.

O presidente do PSD reiterou ainda em declarações aos jornalistas que “uma das matérias relevantíssimas de um programa de um partido é a educação”.

“Se nós temos como principal objetivo ter uma economia mais competitiva, temos de ter conhecimento e mão de obra qualificada. Se Portugal quiser ter uma economia mais desenvolvida temos de apostar na educação”, frisou.

Questionado sobre a existência de um “clima de tensão” no PSD, o social-democrata frisou que não fala de “coisas internas”.

“O clima de tensão no partido não é coisa que eu acompanhe assim tanto como a comunicação social”, sublinhou.

Depois da Escola Superior de Educação, Rui Rio seguiu para a Escola Secundária Filipa de Vilhena onde uma turma participa no workshop sub18, programa criado pela JSD há quase dez anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+