A+ / A-

PSD quer combater desigualdades no acesso ao Ensino Superior

01 out, 2018 - 16:23

Duplicar a oferta de residências universitárias e rever o modelo de acesso para alcançar mais coesão social e uma distribuição geográfica mais equilibrada são ideias-chave do documento estratégico do PSD para o acesso ao ensino superior, apresentado esta segunda-feira.

A+ / A-

O presidente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que devem ser ultrapassadas “as desigualdades no acesso ao ensino superior”, considerando “imperioso ter um plano de ofertas de residências universitárias” como forma de promover a igualdade de oportunidades.

“Se queremos uma economia com base em mais valor acrescentado e não em salários baixos, temos de ter a educação como algo absolutamente decisivo. Um dos aspetos que é preciso ultrapassar são as desigualdades no acesso ao ensino superior. Por isso, propomos combatê-las e procurando que haja mais justiça e equidade sociais no futuro dos jovens portugueses”, afirmou Rui Rio, no Porto, durante a apresentação do documento estratégico do PSD para o acesso ao ensino superior, explicando ter por objetivo procurar “que haja mais justiça e equidade em termos sociais no futuro dos jovens portugueses”.

Duplicar a oferta de residências universitárias e rever o modelo de acesso ao ensino superior para alcançar mais coesão social e uma distribuição geográfica mais equilibrada, por exemplo incentivando as instituições a recrutar grupos sub-representados são algumas das propostas do PSD, explicou a coordenadora do Conselho Estratégico Nacional para o Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho.

“Chegamos à conclusão de que o regime atual não está a dar efeitos do ponto de vista de coesão social e distribuição geográfica equilibrada”, afirmou a coordenadora.

Graça Carvalho defende, por isso, uma “maior responsabilidade das instituições de ensino superior na seleção dos seus alunos”.

“A intenção é manter um sistema centralizado de acesso, mas dando cada vez mais às instituições capacidade de escolher os seus alunos”.

Pretende-se, também, “alargar a base de recrutamento dos alunos do ensino superior” e diversificá-la, nomeadamente com “alunos internacionais e de países de língua portuguesa”.

Outra perspetiva é criar “percursos flexíveis para a entrada dos alunos” no ensino superior, designadamente os que frequentam os cursos profissionais no ensino secundário.

“Recrutar e promover sucesso de alunos oriundos de grupos sub-representados” é outra das propostas do PSD.

De acordo com Graça Carvalho, para tal “as instituições terão de ter trabalho um extra para captar alunos” e isso “pode traduzir-se numa majoração no financiamento das que consigam maior diversidade”.

Para a coordenadora, “talvez a questão mais determinante em termos de equidade” seja a “cobertura de residências estudantis”

“É urgente o país aumentar o número de camas. Tentar, pelo menos, duplica-lo”, frisou.

Graça Carvalho observou que, “neste momento, existe uma percentagem baixa de alunos com direito a residências”.

A solução, disse, passa pela construção ou reabilitação recorrendo a fundos europeus ou da contratualização com a sociedade civil”.

“Aumentar a atratividade, para os estudantes, de regiões com menor densidade populacional” é outra das intenções.

De acordo com Graça Carvalho, “as instituições do interior devem oferecer melhores condições acolhimento a estudantes deslocados, com vista a fomentar a mobilidade do litoral para o interior”.

A intenção é “perspetivar um programa Erasmus interior, até para investigadores ou funcionários, numa mobilidade de seis meses”, esperando que “muitos” possam gostar.

“Queremos também reforçar o programa + Superior, lançado pelo anterior governo do PSD, para pretende atrair estudantes para o interior”, disse.

Graça Carvalho notou ainda que é “importante que as instituições do interior tenham oferta adequada à especialização regional e que haja um regime de complementaridade e não de competição”.

Rui Rio lembrou que a proposta para o Ensino Superior é já a quarta apresentada pelo Conselho Estratégico Nacional do partido, depois de abordar áreas como a “natalidade, a união económica e monetário e o Serviço Nacional de Saúde”.

“Para quem diz que o PSD não apresenta ideias, aponto estes documentos. E, já agora, pergunto quais as ideias dos outros partidos”, observou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    01 out, 2018 Matosinhos 17:36
    Para já, este "Rio" tem um "caudal" muito fraco!!!...

Destaques V+