A+ / A-

Tailândia. Oito rapazes retirados da gruta, operações suspensas até amanhã

09 jul, 2018 - 10:35

Foram quatro os menores resgatados esta segunda-feira, a juntar a outros quatro salvos no domingo.

A+ / A-

Serão já oito as crianças retiradas da gruta de Tham Luang, no norte da Tailândia. A informação é avançada pela agência Reuters, que cita testemunhas no local, as quais afirmam ter visto macas a serem transportadas para as ambulâncias.

A confirmar-se, são já quatro os rapazes retirados esta segunda-feira, juntando-se aos quatro resgatados no domingo. Cinco jovens continuam dentro da gruta, assim como o treinador.

Esta manhã já tinha sido retirada uma criança. A informação foi avançada pela agência Reuters, citando a Marinha tailandesa. Uma testemunha viu a equipa de resgate transportar uma pessoa numa maca da zona a gruta e levá-la para uma ambulância, segundo a mesma agência.

A CNN avança, entretanto, que as operações foram suspensas por esta segunda-feira. A televisão norte-americana cita testemunhas no local.

Em cada resgate, dois mergulhadores, equipados com botijas de ar e máscaras faciais, vão mergulhar juntos e retirar apenas uma pessoa, que, por sua vez, será ligada por uma corda aos socorristas.

No domingo foram retirados quatro rapazes, que se encontram a fazer exames médicos no hospital e ainda não têm qualquer contato com os pais. O seus nomes não foram divulgados, por respeito às famílias dos que ainda estão presos.

A segunda fase das operações de resgate começou esta segunda-feira pelas 5h00, hora portuguesa. Na conferência de imprensa desta manhã, o chefe de missão afirmava que esperava "boas notícias nas próximas horas".

A única forma de retirar os jovens é por mergulho, através de passagens escuras e estreitas, cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio.

Divulgadas imagens do resgate dos quatro rapazes tailandeses
Divulgadas imagens do resgate dos quatro rapazes tailandeses

A equipa de futebol ficou encurralada quando foi explorar a gruta depois de um jogo, no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem durante nove dias, uma vez que o acesso ao local só é possível via mergulho através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

O local onde os jovens ficaram presos situa-se a cerca de quatro quilómetros da entrada da gruta, num complexo de túneis com zonas muito estreitas e alagadas pelas chuvas da monção que afetam a zona, o que obriga a que parte do percurso tenha de ser feito debaixo de água e sem visibilidade.

[notícia atualizada às 13h43]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    09 jul, 2018 aveiro 10:52
    São noticias destas que me alegram , estou convicto que todos serão salvos . A mão Divina , não os deixara !

Destaques V+