Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Penafiel

Germano Almeida homenageado no festival Escritaria

04 out, 2021 - 13:18 • Maria João Costa

Prémio Camões em 2018, Germano Almeida será o escritor em destaque no Escritraria que vai acontecer em Penafiel de 24 a 31 de outubro. O festival acontece em formato misto, presencial e digital.

A+ / A-

É o terceiro escritor lusófono a ser homenageado no Escritaria. Germano Almeida que venceu o Prémio Camões, em 2018, será o autor em destaque na 14.ª edição do festival literário organizado pela autarquia de Penafiel, que vai decorrer de 24 a 31 de outubro.

Depois de Pepetela ou Mia Couto, Germano Almeida é o terceiro escritor africano cuja obra é tratada neste evento, que terá este ano um formato misto, presencial e digital.

Em comunicado, a autarquia de Penafiel confirma que o Escritaria terá a sua programação “com maior incidência e mais atividades entre 27 e 31” de outubro.

Depois de no ano passado ter homenageado o escritor Mário Zambujal, o Escritaria, dedicado à vida e obra de um autor vivo de língua portuguesa, vai levar a escrita de Germano Almeida às escolas, ruas e ao museu de Penafiel.

“Além da transformação habitual da cidade em torno do escritor homenageado e da sua obra – com alusões nas montras, exposições, arte de rua, teatro, música, apresentação de livros - a Escritaria contará ainda com algumas surpresas em torno da obra de Germano Almeida e da lusofonia”, refere a autarquia no seu comunicado.

A silhueta de Germano Almeida será fixada na cidade, com uma frase para memória futura, junto de anteriores homenageados, como Mário Cláudio, Lídia Jorge, Alice Vieira, Manuel Alegre, Miguel Sousa Tavares, entre outros.

Nascido na ilha da Boavista, o autor de obras como “Ilha Selvagem” ou “O Fiel Defunto”, editados pela Caminho, estará em Penafiel por ocasião de o festival, deslocar-se-á a escolas da região, e marcará presença numa entrevista de vida feita pelo jornalista Fernando Alves.

Com obras publicadas no Brasil, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, holanda, Noruega, Dinamarca, Cuba, Estados Unidos, Bulgária e Suíça, Germano Almeida irá lançar um livro em Penafiel.

O autor de “O Testamento do Sr. Napumoceno da silva Araújo” editado em 1989 vai também ser alvo de uma exposição na biblioteca municipal intitulada “Germano Almeida, o prazer da escrita através da imagem” com ilustrações e obras de Bruno Santos, Carla Anjos, Fedra Santos, Francisco Fonseca, Joana Estrela, Matilde Horta e Paulo Neves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+