A+ / A-

Manhã de protesto na Autoeuropa

21 jan, 2018 - 10:01

Trabalhadores dizem que novo horário de sábado “não respeita as 35 horas de descanso”.

A+ / A-

O movimento Juntos pelos Trabalhadores promove este domingo de manhã uma vigília à entrada da fábrica de Palmela da Autoeuropa. Os trabalhadores contestam a imposição do novo horário transitório, que implica o trabalho ao sábado e deverá entrar em vigor no final do mês.

A vigília tem início marcado para as 11 horas. Isto, apesar das negociações entre administração e comissão de trabalhadores, que vão prosseguir na segunda-feira.

Os trabalhadores consideram que a imposição do novo horário “não cumpre o artigo 233º do Código do Trabalho, porque não respeita as 35 horas de descanso na transição entre turnos”, referiu à agência Lusa um trabalhador daquele movimento.

“A empresa não dimensionou a fábrica para o volume de produção do novo veículo T-Roc. Os trabalhadores esperavam ter uma melhoria das condições de trabalho com a vinda de um veículo com este volume de produção, mas o que está a acontecer é que vamos ficar ainda pior do que estávamos”, acrescentou.

Para dia 26 estão marcados plenários de trabalhadores para discutir uma proposta de nova greve na Autoeuropa, no início de Fevereiro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duarte
    21 jan, 2018 Santarem 14:55
    Enquanto , comissão de trabalhadores e Sindicatos, esticam a corda até partir.. E quando virem partir a produção para outro País, aí sim vai o País e essa gente sofrer as consequências.... É fácil a Administração que chame os Trabalhadores e os que quiserem trabalhar ficam! os que não quiserem despedimento por justa causa, Rua.. há mais quem queira trabalhar, a ganhar um ordenado desses não lhes falta trabalhadores...façam uma expurga retirando esses agitadores que mais não fazem do que criar instabilidade para a empresa e para o País..(Há gente quanto mais tem mais quer)...mas quem tudo quer tudo perde...
  • Joca
    21 jan, 2018 Terra 14:45
    Todos com um ar próspero e ainda bem. Deveriam era pensar duas vezes antes de irem atrás das patranhas do sr. Arménio Carlos.
  • ZÉ TUGA
    21 jan, 2018 Palmela 14:42
    Impressiona-me a pequenez e incompetência das pessoas, cada vez mais a querem que terceiros resolvam os seus problemas. Tanta polêmica sobre os turnos na Auto Europa, quando o assunto é tão fácil de resolver para quem tem vergonha na cara. Simples assim uma atitude: " NÃO ME CONVÉM, NEM É DE MEU INTERESSE DETERMINADA COISA QUE QUEREM IMPOR NUMA CASA QUE NÃO É A MINHA, POR ISSO VOU-ME RETIRAR ". Quero ver algum trabalhador da Auto Europa dar uma festa em sua casa e atender às imposições dos seus convidados, eles vão chegar, e um ou outro vai dizer: eu quero comer isto, isto e isto senão vou-me embora, e o dono da festa e da casa que não tem o que eles querem, ceder às exigências, vão ter que comer o que tiver, ou vão embora mesmo se não gostarem. SENHORES TRABALHADORES DA AUTO EUROPA, SE NÃO LHES SERVE A FORMA DE TRABALHAR DA EMPRESA, SAIAM DA EMPRESA. Afinal foi a empresa que foi bater à porta de vocês, ou foram vocês que foram bater à porta da empresa para pedir emprego ? Sejam homens e tenham vergonha, procurem outra coisa sempre que uma não atenda o vosso interesse.
  • Atento
    21 jan, 2018 Germani 14:32
    Brinquem com o F0g0 mas depois não se queichem que queimaram os dedos
  • Lourenço
    21 jan, 2018 Almada 14:06
    Enquanto não fecharem a empresa de vez não descansam. Se calhar até é essa a intenção (de alguém), que está por detrás de tudo isto, que vai lucrar com o negocio e o pessoal está a ir na conversa como sempre e não se apercebem até a "estrutura ruir" por completo. Depois vão protestar para a frente da Assembleia da Republica, em vez de irem protestar á porta dos sindicatos e dos partidos que provocam estas situações. Já era tempo de terem aberto mais os olhos e aprenderem alguma coisa com tudo o que tem acontecido nos últimos 40 anos, "bolas"!
  • Luis
    21 jan, 2018 Sacavem 14:02
    Tudo pra rua não tem vergonha 1800 euros e não querem trabalhar dêem o lugar a quem quer trabalhar
  • Albanosilva
    21 jan, 2018 Póvoa de Varzim 13:35
    Essa gente não deveria estar a produzir? Como empresário chamava os "trabalhadores". Os que querem trabalhar e receber, e os que obedecem ao Sindicato. Como a Empresa está a ser prejudicada, rescisão com justa causa!!! Milhares de Portugueses aguardam por uma oportunidade de trabalhar na Auto-Europa. Rua com os Soviéticos Destruidores!!!
  • J.Marques
    21 jan, 2018 santarem 13:16
    Uns tem trabalho e estão descontentes outros querem trabalho e não têm.É muito simples quem está descontente que se demita que há muita gente á espera de trabalho e concerteza tem todo o gosto em trabalhar numa empreza como a VW.
  • José Antonio
    21 jan, 2018 Porto 13:13
    Uma dúzia de malandros
  • Paulo Silva
    21 jan, 2018 Penafiel 13:07
    Resultado das "guerras" de interesse pelo poder entre movimentos sindicais... e os trabalhadores ainda acreditam e seguem estes sindicatos!!! Quando as empresas que geram trabalho, que pagam os salarios e subsidios aos seus trabalhadores em tempo e horas se tiverem deslocalizado, quando o tempo do caos voltar, irão estes mesmos sindicatos pagar um salário aos trabalhadores "desempregados"? Na minha humilde opinião as pessoas devem refletir profundamente sobre o que tem e o que podem deixar de ter... Mais acrescento que ter trabalho e "trabalhar" não é pecado, pecado é roubar e enganar!

Destaques V+