A+ / A-

Reitores dos santuários reúnem-se em Fátima

08 jan, 2018 - 06:53 • Ana Lisboa

Trata-se do habitual encontro de carácter formativo que decorre uma vez por ano. Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal pretende mais eficácia na divulgação destes recintos e tem em curso vários projectos.

A+ / A-

Esta segunda e terça-feira, a casa de retiros de Nossa Senhora de Fátima acolhe cerca de 80 responsáveis dos santuários de Norte a Sul do país.

No primeiro dia de trabalhos, dia 8, depois do acolhimento dos participantes, segue-se um almoço. Pelas 15h00, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, fará a primeira conferência do encontro, onde irá abordar o tema “Propostas de Oração nos Santuários”.

Segue-se uma outra palestra pelas 17h00 e às 18h45 haverá uma assembleia geral.

No dia seguinte, a manhã inicia-se com a Oração der Laudes, seguindo-se uma mesa redonda com animadores litúrgicos. Depois haverá uma partilha de experiências pastorais de cada um dos santuários.

Às 12h30 haverá uma eucaristia na Capelinha das Aparições, presidida por D. António Vitalino Dantas, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

A Associação dos Reitores dos Santuários de Portugal (ARSP) é uma resposta aos desafios lançados pelo documento do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes publicado em 8 de Maio de 1999.

A associação pretende ser um canal de trabalho em rede, pretendendo contribuir para uma maior eficácia na divulgação dos Santuários.

Este contributo é feito de várias maneiras, como a partilha, a troca de experiências e a elaboração de projectos conjuntos.

Além do encontro de formação anual realizado nestes dias 8 e 9, a seguir à Festa do Baptismo do Senhor, a associação tem em curso vários projectos de divulgação, a nível nacional, do património cultural e espiritual dos santuários portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+