Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Panama Papers". Fonte da maior fuga de informação da história quebra o silêncio

06 mai, 2016 - 19:07

O que é permitido é matéria de paraísos fiscais "é escandaloso e tem que ser mudado”, defende o responsável pela divulgação de 11,5 milhões de documentos.

A+ / A-

Veja também:


A fonte do escândalo “Panama Papers” quebrou o silêncio. Garante que não é um espião e que só quis denunciar a injustiça dos paraísos fiscais num mundo em que as desigualdades estão a aumentar.

O autor da maior fuga de informação da história mantém o anonimato mas, citado pelo jornal britânico “The Guardian”, assegura que não está nem nunca esteve ao serviço de nenhum Governo ou de qualquer agência de serviços secretos.

A fuga de 11,5 milhões de documentos da empresa de advogados Mossack Fonseca, tratados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas, e as notícias publicadas na imprensa internacional espoletaram “um novo e encorajador debate global”, afirma a fonte.

“As companhias de fachada são frequentemente associadas ao crime de evasão fiscal. Mas os Panama Papers mostram, sem sombra de dúvida, que apesar destas companhias não serem ilegais, por definição são utilizadas para levar a cabo um vasto leque de crimes graves”, sublinha.

Numa mensagem escrita citada pelo “The Guardian”, a fonte defende que “a desigualdade de rendimentos é um das questões definidoras dos nossos tempos”.

“Até agora, a narrativa sobre o escândalo que prevalece na comunicação social tem-se centrado sobre o que é permitido e legal neste sistema. O que é permitido é, de facto, escandaloso e tem que ser mudado”, afirma a fonte da maior fuga de informação da história.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+