Os poderosos por trás do caso "Panama Papers"

04 abr, 2016 - 11:19 • ICIJ

A infografia desenvolvida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação mostra quem são os chefes de Estado, políticos e familiares de políticos envolvidos no escândalo mundial de fraude e lavagem de dinheiro.

A+ / A-
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 05 abr, 2016 13:56
    É a porcaria da democracia, permite que estes sujeitos ROUBEM Á DESCARADA, para nós todos PAGARMOS AS CRISES, QUE ELES ARRANJAM, MAIS UMA VEZ ONDE PÁRA A justiça?????? ENQUANTO NÃO EXPROPRIAREM E PRENDEREM TODOS ESTES INTRUJAS NUNCA MAIS EXISTE JUSTIÇA.
  • Inês Pereira
    05 abr, 2016 Porto 13:45
    Em nome de todos os meninos e meninas, a quem lhes foi roubado o pai, a mãe, os irmãos os avós e parentes próximos. Em nome daqueles a quem derrubaram precocemente o seu paraíso a liberdade de sonhar com fadas, carrinhos ... Em nome daqueles que monstruosamente, se lhes tirou a inocência. Em nome daqueles que desapareceram, sabe-se lá como e para onde?!... Em nome daqueles que no mar foram forçados a morrer. Em nome daqueles que sem vida deram à costa. Em nome de todos aqueles, que inocentemente se viram entregues a nada em troca do maior dos terrores, a guerra! Em nome de todos nós que temos que conviver " o custe o que custar" sem direito a contestação, contrariando o bom do mal. EM NOME DE TUDO ISTO, exigimos o desmantelar dos paraísos fiscais, a confiscação de todas essas fortunas, sendo as mesmas empregues na reconstrução dos Países destruídos. Quanto aos políticos implicados o afastamento para sempre na área da politica. Os outros a justiça terá de ser dura! e exemplificativo! A História do mundo tem que começar a ser reescrita pelo lado positivo.
  • Ribatejo
    05 abr, 2016 funchal 13:13
    Digam os nomes para sabermos quem são os nobres e sérios deste pais que não fazem outra coisa se não ajudar o pais a afundar
  • Afonso
    05 abr, 2016 Lisboa 10:51
    No entanto estas revelações(já tivemos outras idênticas e o sistema ficou na mesma)podem ser encomendadas para apanhar alguns "peixes"(mesmo que sejam graudos)e deixar mais uma vez os grandes tubaros em controlo do sistema.Não sejamos ingénuos meus caros "amigos".
  • Henrique
    04 abr, 2016 Lisboa 16:48
    Todo fruto de corrupção , de todos os países, acaba escondido num paraíso fiscal caso não tenha sido devidamente "lavado"...que o mundo venha a saber de todos os nomes para que se possa recuperar o roubado e entregar aos tribunais os envolvidos !!!!!!
  • Antonio Rodrigues
    04 abr, 2016 Viseu 14:18
    Por enquanto boas notícias em Portugal. Ainda não constam nomes dos srs. do BPN e BES. Será que ainda vamos ser atingidos?
  • António Costa
    04 abr, 2016 Cacém 13:47
    As guerras que existem não são da responsabilidade de "marcianos". São da responsabilidade das pessoas! E se um país pode ser agredido a partir do exterior, (no caso da Síria o ataque partiu da Turquia) as pessoas, dos dois lados têm responsabilidades no conflito! Se milhões de pessoas "acham normal" viver em ditadura, então não tem culpa? Se nos países da Europa Cristã é que é bom viver ( é para cá que fogem ) porque é que perseguem os cristãos nos países de origem? Infelizmente vivemos num Mundo em que o cidadão comum só se preocupa com fotografias! A fotografia de um pequenito morto numa praia é uma tragédia mundial! As centenas de milhares de outras crianças, mortas em guerras ou à fome não faz mal! Não aparecem nas fotografias!
  • António Lapa
    04 abr, 2016 AMADORA 13:30
    Isto é o salve-se quem poder. As instituições estão a colapsar e o sistema não tem crédito. Não quero o apocalipse mas os acontecimentos são preocupantes e as pessoas fazem de conta que a não é nada com elas . A política é uma atividade humana de grande nobreza mas tem vindo a ser vituperada pelos que tiram partido desta situação. Os cidadãos precisam de estar atentos à corja de malandros que têm, com legitimação, tomado conta das instituições.
  • Inês Pereira
    04 abr, 2016 porto 12:24
    Enquanto milhões fogem de uma guerra em que nada contribuíram, a não ser com trabalho. Enquanto obrigam cidadãos a devolveram a sua habitação, os seus pertences e ficam sem emprego. Enquanto jovens, deixam contrariados as suas famílias e partem à aventura, na tentativa de uma vida mais condigna. Enquanto milhares de idosos, ficam entregues à sua sorte, sem apoios, sem assistência, sem dignidade. Enquanto crianças morrem de frio, fome e à mercê de predadores. Esses Paraísos Fiscais, multiplicam-se e crescem como ervas daninhas. É o resultado directo de toda a catástrofe que actualmente se vive , neste mundo moribundo, sem regras limpas e honestas.

Destaques V+