Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enfermeiros. Serviços mínimos não estão a ser cumpridos a Norte

06 fev, 2019 - 10:19 • Redação

A denúncia é feita pelo presidente da secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

A+ / A-

O presidente da secção regional Norte da Ordem dos Médicos está preocupado pelo facto de vários hospitais do Norte não estarem a cumprir os serviços mínimos decretados para a greve dos enfermeiros.

António Araújo revelou que os centros universitários do Porto e do São João e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho não cumpriram os "serviços mínimos", tendo doentes com doença oncológica não sido operados.

Além disso, o responsável pela Ordem dos Médicos na região Norte assumiu ver ainda com "muita apreensão" a situação atual por entender que se estão a "extremar demasiado as posições".

"A Ordem dos Médicos está preocupada com o aumento do discurso de alguns dirigentes associativos de uma classe profissional de saúde que, como já foi afirmado, coloca em causa o relacionamento entre os vários profissionais de saúde", considerou.

Por esse motivo, a Ordem dos Médicos exorta o Governo e as estruturas associativas dos enfermeiros a dialogarem.

Em entrevista à SIC, o primeiro-ministro admitiu uma requisição civil e uma ação judicial contra a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, disse estar tranquila quanto à intenção do Governo de avançar com um processo judicial por violação da lei das ordens profissionais.

O secretário de Estado Adjunto da Saúde suspendeu relações institucionais com a Ordem dos Enfermeiros na sequência de posições e declarações da bastonária sobre a greve em blocos operatórios, segundo uma nota enviada à agência Lusa pelo gabinete de Francisco Ramos.

A greve dos enfermeiros decorre desde quinta-feira e estende-se até fim de fevereiro em blocos operatórios de sete hospitais públicos, sendo que a partir de sexta-feira passa a abranger mais três hospitais num total de dez.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Enfermeiro
    06 fev, 2019 Hospital Central 12:11
    Claro: agendaram tudo o que é doença oncológica a precisar de operação, para a mesma altura, o que nem sequer com os serviços a funcionar em pleno, era possível de fazer, obviamente que com serviços mínimos não era realizável. Os truques habituais dos homens-do-governo a fazer o jeitinho ao chefe e a tentar legitimar a requisição Civil. Nada que não víssemos o Verão passado na greve dos professores. Só truques, o Costa do sorriso ....
  • Enfermeiro
    06 fev, 2019 Hospital Geral 12:05
    Há gente que são uns castiços: um concurso Europeu para admitir enfermeiros, como se houvesse muitos disponíveis pela Europa, e estivessem interessados em vir para cá para ganhar bolotas...
  • FIlipe
    06 fev, 2019 évora 11:11
    Deitem essa gente no caixote do lixo e abram concurso Europeu para admissão de novos enfermeiros , merecem trabalhar pois o que estes tipos fazem é trocar ordenados pela sombra da bananeira . Trabalham no privado e chegam cansados ao público ... não respeitam as folgas para descanso . Uma vergonha em Portugal . No pior Hospital Veterinário os animais selvagens são melhor tratados que o melhor doente no serviço público de saúde . Eles e elas andam lá de má vontade ... arrogantes ... selvagens para os utentes ... só merecem ser expulsos quanto antes .

Destaques V+