Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice. “Hoje é o dia de felicitar os portugueses"

22 mai, 2017 - 11:22

Presidente da República reage à saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo pedindo mais trabalho ao país, para ir mais além.

A+ / A-

O Presidente da República reage à saída do país do Procedimento por Défice Excessivo, recomendada esta segunda-feira pela Comissão Europeia, felicitando os portugueses.

“Hoje é o dia de felicitar os portugueses, porque esta decisão só foi possível devido aos seus sacrifícios de muitos anos. E eu queria felicitá-los”, afirmou aos jornalistas, à margem de um ciclo de debates sobre ciências médicas.

“Amanhã, é o dia de todos começarmos a trabalhar para podermos converter a decisão de hoje naquilo que verdadeiramente importa, que é: mais confiança, mais investimento, mais crescimento, mais emprego”, acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.

Na opinião do Presidente, o país não pode ficar por aqui, “indo até onde é possível ir”.

“Como sabem, eu puxarei sempre para cima, como puxei ao longo do último ano e meio. E para isso, temos todos de trabalhar. Controlando o défice, criando condições para mais confiança, estimulando o investimento e promovendo o crescimento”, resume o Presidente, que nos cerca de dois minutos que falou do assunto aos jornalistas nunca se referiu aos partidos nem ao Governo ou ao anterior executivo.

A Comissão Europeia recomendou, esta segunda-feira de manhã, ao Conselho de Ministros que Portugal deixasse o Procedimento por Défice Excessivo e destacou, em comunicado, que “os Estados-membros devem tirar partido da oportunidade propiciada pela retoma económica para continuar com as reformas estruturais”.

Duas notas oficiais e "parabéns" também a Passos

O Presidente diz, através de nota no site da Presidência, que falou com Juncker: "O Presidente da República já falou ao telefone com o Presidente da Comissão Europeia, a propósito da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), tendo transmitido a Jean-Claude Juncker a alegria pelo reconhecimento dos esforços e sacrifícios dos Portugueses, sendo certo que o nosso compromisso prosseguirá."

O site da Presidência da República publica ainda uma segunda nota na qual se lê Marcelo congratulou António Costa, mas também Pedro Passos Coelho por esta notícia."O Presidente da República felicitou hoje o Primeiro Ministro António Costa e o anterior Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho, pelo trabalho dos respetivos Governos que permitiram a decisão hoje tomada pela Comissão Europeia da saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE)."

[Notícia actualizada às 13h48]


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    22 mai, 2017 Portugal 19:46
    Não foram as retenções na fonte mais os irs, e outras contribuições excessivas que obrigam os portugueses a pagar talvez a economia estivesse melhores, tenho uma amiga que não realiza um sonho graças â carga fiscal que tem esse sonho daria trabalho, e comprava material para a sua realização, mas são as retenções depois o irs e fica com o estritamente necessário para comer e não passar fome...
  • PROPAGANDA BARATA...
    22 mai, 2017 Lx 16:19
    Pois é só folclore político mas na essência tudo como dantes "Quartel General em Abrantes"..dívida muito cima do permitido pelos tratados e assim vai continuar pois a economia não gera margem suficiente para os direitos todos...o rating continuará em lixo, a economia não gera empregos de qualidade e que desenvolvam o país, salários continuarão nos mínimos, a geração que saíu não voltará mesmo com a vitória do Sobral, do Benfica, com Fátima, com o Fado e por aí adiante...:Continuaremos no habitual folclore e nas manobras de propaganda populista e , sem reformas estruturais, o país vai -se adiando.... Uma coisa é certa: com o Pinto de Sousa( Pinócrates) tivemos o déficit em 11,2%, Passos reduziu-o para 3,2 porcento e o poucochinho e pantomineiro Kamarada Kosta reduziu-o para 2 por cento...Assim rezará a história...
  • Melanie
    22 mai, 2017 Cascais 15:01
    Fiquei muito satisfeito, já corri, já fiz o pino. Nos últimos anos tenho festejado muito, foi o europeu, foi o Salvador, foi o Marques Pombal, Fátima... eu sei lá, já estou cansado. Mas depois parei e fui ver a conta corrente, estava tudo na mesma. Grande porra.
  • dino
    22 mai, 2017 faro 13:27
    Sim, porque não ia felicitar os xuxas
  • José Gomes L
    22 mai, 2017 Lisboa 12:16
    O futuro dirá se este PR é um génio ou é um grande zero.

Destaques V+