Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escritaria

Alice Vieira está à procura de uma bruxa e os alunos de Penafiel vão ajudá-la

06 out, 2016 - 16:05 • Maria João Costa

De 6 a 9 de Outubro o festival Escritaria homenageia a vida e obra da escritora Alice Vieira. Haverá teatro de rua, uma exposição e uma conferência. Será também lançado o seu "Diário de um Adolescente na Lisboa de 1910".

A+ / A-

Sempre escreveu para o público infanto-juvenil, mas desta vez vão ser as crianças a escrever para Alice Vieira. Os alunos da região de Penafiel foram desafiados a escrever um conto para oferecer à autora homenageada este ano do Escritaria.

O resultado chama-se "Bruxa Precisa-se". Trata-se de um livro que nasce da leitura da obra "Graças e Desgraças da Corte de El-Rei Tadinho" em que os estudantes do Centro Escolar de Penafiel dão largas à imaginação e mergulham no Reino das Cem Janelas onde vive o monarca El-Rei Tadinho.

Esta é uma das iniciativas do Escritaria, que depois de homenagear nomes da literatura como José Saramago, António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Lídia Jorge, Agustina Bessa-Luis ou Mia Couto, dedica este ano o festival anual a Alice Vieira.

Até dia 9 no centro de Penafiel, poderá ver teatro, assistir à inauguração da Rotunda da Escritaria, ver uma exposição dedicada à escritora na Biblioteca Municipal de Penafiel ou assistir a diversas conferências em torno da vida e obra de Alice Vieira.

Este ano entre os convidados estão nomes como Mário Zambujal, o padre Tolentino Mendonça, Helena Sacadura Cabral, Mónica Baldaque, Luis Osório e Vítor de Sousa. Por estes dias, em Penafiel, é também lançado o mais recente livro de Alice Vieira.

Na sexta-feira dia 7 às 21h30 é apresentado pela editora Texto/Leya a obra "Diário de um Adolescente na Lisboa de 1910". Segundo a editora, trata-se de um livro que tem como personagem principal José Joaquim, um jovem de 14 anos que tem um pai republicano e uma avó monárquica e que foi aluno de um dos autores do regicídio.

É nesta "confusão que vai na cabeça de José Joaquim" diz a editora, em comunicado, que se desenrola este diário "bem-humorado" que culmina no dia 5 de Outubro de 1910.

Nascida em 1943, Alice Vieira foi jornalista, iniciou a sua vida profissional no Diário de Lisboa. Desde 1979 que publica regularmente livros para crianças. Recebeu entre outros, o Prémio de Literatura Infantil com a obra "Rosa, Minha Irmã Rosa". É também autora de três livros de poesia, várias colectâneas de crónicas.

Uma das suas características pessoais desta escritora, que diz escrever movida a café, é o riso sempre franco. Alice Vieira vai estar no programa Ensaio Geral da Renascença no dia 7 às 23h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+