Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O recado de Marcelo aos críticos, a partir de Moçambique: “O afecto é mais eficiente que a bengala”

06 mai, 2016 - 15:40 • Paula Caeiro Varela , enviada a Moçambique

Presidente mandou recados de Marracuene para Lisboa. "Sou um homem de afectos, não presidencialista."

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa visitou esta sexta-feira um mercado e uma escola, em Maputo, espalhou alegria, boa disposição e, nas entrelinhas, mensagens políticas para Lisboa.

Na escola profissional de São Francisco, projecto com apoio financeiro português, o Presidente da República experimentou tarefas de todos os ofícios e começou por fazer um bloco de cimento.

“Estamos a compactar que a vida está difícil. Compactar é sempre o mais complicado. Sou um homem de afectos, não presidencialista, portanto não posso usar muita força. Está compactado. Vê como é que um afecto pode compactar?”, disse Marcelo a um dos alunos enquanto metia mãos à obra.

Meia palavra chega para bom entendedor, mas o Presidente quis dar o recado todo. Do distrito de Marracuene para Lisboa, enviou a mensagem ao Bloco de Esquerda, que o acusa de querer presidencializar o regime.

Marcelo deixou claro que prefere o afecto à autoridade. “Tudo o que seja estar próximo das pessoas em termos de afecto, de proximidade de ideias é mais importante que a autoridade nua e crua. É muito mais eficiente o afecto do que a bengala”, justifica.

A bengala foi um presentes que recebeu esta sexta-feira no mercado municipal de Maputo, um lugar de memórias onde Marcelo foi estrela, outra vez.

Entre as bancas da fruta, hortaliça e do peixe e caranguejo, o Presidente distribuiu os beijos e abraços do costume, pegou em crianças ao colo, posou para as fotos do costume e saiu abastecido com caju, açafrão e caril.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique termina esta sexta-feira com um jantar que volta a juntar os Presidentes dos dois países.

O pezinho de dança de Marcelo em Moçambique
O pezinho de dança de Marcelo em Moçambique
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Oliveira
    07 mai, 2016 08:51
    Quando é o sr Obama a cantar, a dançar, a pavonear-se de vaidade, todos o acham o máximo. Com o Presidente Marcelo, já parece o Tino, etc, etc. Deixem-no ser igual a ele. Os bloquistas, provavelmente, querem um presidente (ou um porta voz) macambuzio, assim como os do ex bloco de leste e de preferência vestido da balalaica. Com o vinagre deles,têm arranjado muitos amigos nos Palop e nos outros países.
  • Santos
    06 mai, 2016 Lisboa 20:36
    Já tínhamos o "Tino de Rãs", agora temos o "Tio de Cascais". Simplesmente patético.
  • Elsa Santos
    06 mai, 2016 Lisboa 19:46
    É notório desde sempre e facilmente constatável que o professor Marcelo Rebelo de Sousa alia à elevada capacidade intelectual e sagacidade a correspondente e complementar capacidade afectiva e de relacionamento pessoal. É,. sem sombra de dúvida, o homem certo no momento certo. Sendo igualmente certo que um Presidente da República não tem, nem deve, na sua acção em prol do bem nacional, circunscrever-se ao espaço territorial português. A critica fácil e inconsistente não é mais do que o exemplo da fraqueza argumentativa.
  • josé Saraiva
    06 mai, 2016 Viseu 18:12
    BOA MARCELO! esses "vermelhitos" de meia-tijela não sabem fazer mais nada do que sentar-se em esplanadas ,circos de rua e frequentar festivais de música duvidosa...
  • João Lopes
    06 mai, 2016 Viseu 18:03
    “O excesso de mel enjoa”; O doutor Rebelo de Sousa, digníssimo e recente Presidente da República não se dá conta que anda a dar-se demasiada importância e começa a saturar/cansar?
  • Alberto
    06 mai, 2016 Funchal 17:57
    Também posso enviar um recado? Então...os Portugueses precisam de um PR assertivo e ponderado e não um "papagaio" sempre pronto par a ir ao "Preço Certo".
  • tuga
    06 mai, 2016 lisboa 17:42
    A ao ver estas imagens parece que o professor está de visita ao CACÉM!!!
  • ISABEL ALVES
    06 mai, 2016 LISBOA 17:35
    Grande presidente dou-lhe os meus parabéns, estou de acordo todos nós precisamos de afetos e compreensão. Obrigado por ser nosso presidente. IB
  • rosinda
    06 mai, 2016 palmela 17:12
    Eu sei que houve pessoas que votaram em marcelo rebelo de sousa na esperanca que ele deita-se abaixo a geringonca mas nao foi o meu caso porque sei que as eleicoes trazem despesa ao pais! Mas gostava de ter um presidente com uma postura diferente do tino rans!
  • Lolita
    06 mai, 2016 Tavira 17:12
    Patético... Um presidente não-presidencialista. Mais um erro de casting...

Destaques V+