Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tiroteio na Califórnia faz 14 mortos e 17 feridos. Dois atiradores abatidos

02 dez, 2015 - 19:42 • Carlos Calaveiras

Para além de dois suspeitos mortos, uma terceira pessoa foi detida. Não há, para já, certezas de que esteja ligada aos atiradores. O FBI não afasta a hipótese de terrorismo.

A+ / A-
Tiroteio na Califórnia. Três mortos e vários feridos
Tiroteio na Califórnia. Três mortos e vários feridos

A polícia de San Bernardino, na Califórnia, confirma a existência de 14 mortos e 17 feridos após um tiroteio ocorrido no Inland Regional Center's. As autoridades adiantam que dois dos três suspeitos "estão mortos" (um homem e uma mulher). Uma terceira pessoa foi detida depois de ter sido vista a fugir do local, mas não se sabe, para já, se é suspeita.

Os dois suspeitos fugiram numa carrinha, acabaram por ser abordados pela polícia e abatidos. Segundo o chefe da polícia de San Bernardino, os suspeitos estavam fortemente armados. Para já, não é conhecida a identidade dos suspeitos. Jarrod Burguan diz não saber, para já, se há relação entre este casal suspeito abatido e a terceira pessoa detida.

Uma residência em Redland, próxima de San Bernardino, está ainda a ser investigada pela polícia. As autoridades temem que essa seja a habitação de um dos suspeitos e procuram engenhos explosivos no local.

Também o edifício onde se deu o ataque inicial está a ser vistoriado pela brigada de minas e armadilhas porque os suspeitos deixaram algum material que a polícia teme possa ser explosivo.

Depois de os dois suspeitos terem sido abatidos junto à carrinha em que fugiram todo o bairro residencial próximo, em Redland, foi vistoriado pela polícia, porta-a-porta, e mais ninguém foi detido.

Para além da polícia, também o FBI estava no local. O agente David Bowdich não afasta, para já, a hipótese de terrorismo. “Não sabemos se é terrorismo, é uma possibilidade”, disse, na segunda conferência de imprensa das autoridades em San Bernardino.

Não se sabe ainda o que terá motivado o ataque.

Após o primeiro incidente, em que morreram 14 pessoas e outras 17 ficaram feridas, toda a zona, entre o edifício atacado e o local onde a viatura foi interceptada, esteve isolada por um perímetro de segurança. As autoridades evacuaram os três edifícios do complexo atacado.

De recordar que alegadamente três homens fortemente armados atacaram por volta das 11 horas da manhã (hora local) o complexo Inland Regional Center's, um local com várias valências incluindo um centro de apoio a deficientes e um auditório, e acabaram por conseguir fugir do local numa carrinha preta.

Foi montado um hospital de campanha perto do edifício atingido.

Uma mulher que trabalha neste edifício mandou um SMS ao pai, onde descreveu o que se passava: “Tiroteio no meu trabalho. Pessoas atingidas”, disse à CNN Terry Pettit.

Obama reage ao inciente mais mortífero do ano

O Presidente Barack Obama já lamentou a repetição destas ocorrências, "sem equivalente no mundo".

"Há medidas que nós podemos tomar, não para eliminar todos estes tiroteios, mas para melhorar as possibilidades de não ocorrerem com esta frequência", declarou na estação televisiva CBS.

O número de vítimas mortais apurado até ao momento torna este incidente o mais mortífero ocorrido este ano nos EUA, pelo registo do “Los Angeles Times”.

Os bombeiros começaram por adiantar a existência de 20 vítimas, sem revelar se eram feridos ou mortos. A CNN confirmou que, pelo menos, oito vítimas foram transportadas para um hospital da zona e sete para outro.

A página de Facebook do Inland Regional Center's refere que esta instituição emprega 670 pessoas em várias valências em San Bernardino e Riverside, proporcionado ajuda a mais de 30 mil pessoas.

[actualizado às 02h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    03 dez, 2015 Cacém 09:59
    Ao menos "...os dois suspeitos terem sido abatidos..." estes já não fazem mais mal a ninguém.
  • ms
    02 dez, 2015 funchal 23:44
    realmente...os tais de terroristas...não precisam fazer atentados nos EUA. eles proprios se encarregam desse serviço!
  • Maria Lawrence
    02 dez, 2015 Oakley, CA 21:58
    NAO SAO 3 SAO 14 PESSOAS MORTAS

Destaques V+