Chocalhos: a banda sonora das planícies está a calar-se

17 abr, 2015 - 17:26 • Dina Soares e Joana Bourgard.

O fabrico de chocalhos pode ser esta terça-feira reconhecido pela UNESCO como património mundial. A família Sim Sim começou a fazer chocalhos em meados do século XVIII. Originários de Alçáçovas, logo se espalharam por todo o Alentejo. António Augusto Sim Sim pertence ao ramo que se instalou em Estremoz há mais de 100 anos. Com quase 70 anos, teme que a arte do chocalho morra com ele. O antropólogo Paulo Lima considera que o risco de não haver uma próxima geração de chocalheiros é grande.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mando Cardos
    02 dez, 2015 Leiria 00:29
    Chocalhos ou chucalhos? Deve ser chocalhos porque também chocam. São como as galinhas. Ai, ai, se não chocarem, do ovo nada sai! Chocalhos, chocalhinhos e chocalhões, em terra de alentejões, são as nossas perdições, de Inverno em cuecas e de Verão em calções. Vivó chocalho!