Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa entrega à provedora da Justiça todo o relatório sobre mortes em Pedrógão Grande

28 nov, 2017 - 15:21

Decisão surge depois de a Comissão Nacional de Protecção de Dados limitar a possibilidade de publicitação de parte desse relatório.

A+ / A-

O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira que irá entregar à provedora de Justiça, na íntegra, o relatório elaborado pelo professor universitário Xavier Viegas sobre as circunstâncias em que morreu cada uma das vítimas no incêndio de Pedrógão Grande.

António Costa falava aos jornalistas após ter recebido o relatório elaborado pelo conselho para a atribuição das indemnizações pelas vítimas mortais dos incêndios de Pedrógão Grande e de Outubro passado – entidade nomeada pelo Governo e que é liderada pelo ex-presidente do Tribunal Constitucional Sousa Ribeiro.

Tendo ao seu lado a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, assim como os membros deste conselho, António Costa aludiu à limitação introduzida recentemente pela Comissão Nacional de Protecção de Dados no sentido de condicionar a divulgação pública do relatório elaborado por Xavier Viegas sobre as circunstâncias em que cada vítima morreu.

No entanto, de acordo com o primeiro-ministro, "para a fixação dos montantes indemnizatórios, é particularmente importante o conhecimento das circunstâncias próprias em que cada vítima faleceu".

"Essas circunstâncias estão bem descritas no relatório que, a pedido do Governo, o professor Xavier Viegas elaborou sobre a tragédia de Pedrógão Grande, mas, como é sabido, a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) limitou a possibilidade de publicitação de parte desse relatório", disse.

Para tornear este obstáculo, o primeiro-ministro apontou uma solução: "Entendendo, contudo, que é absolutamente essencial para a justa fixação da indemnização por parte da senhora provedora da Justiça. Eu irei entregar-lhe, na sua integralidade, com a identificação de todos os dados pessoais, o relatório do professor Xavier Viegas para que os serviços da Provedoria de Justiça possam ter em devida conta as circunstâncias próprias de cada falecimento, que é o elemento essencial para a fixação da devida indemnização", salientou o primeiro-ministro.

Xavier Viegas entende "que nada justifica a decisão de censurar" um capítulo do relatório e diz que "tudo fará" para que as histórias das vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande e Góis sejam conhecidas. O investigador criticou, num artigo de opinião publicado esta terça-feira no “Público”, o veto da CNPD à publicação integral do capítulo 6 do documento.

Critérios para feridos graves até 28 de Fevereiro

Perante os jornalistas, António Costa elogiou o trabalho efectuado pelo conselho para a fixação dos critérios, tendo em vista a atribuição das indemnizações pelas vítimas mortais (pelo menos 70 mil euros por vítima). "Este conselho desenvolveu um trabalho difícil de procurar fazer justiça, fixando critérios com base na equidade para reparar aquilo que é irreparável", declarou.

António Costa aludiu ainda a uma segunda fase para a atribuição de indemnizações a feridos graves dos incêndios de Pedrógão Grande, em Junho, e de Outubro passado na região centro.

"Haverá uma segunda parte do trabalho, que se desenvolverá até 28 de Fevereiro, para a fixação dos critérios indemnizatórios relativos a feridos graves", acrescentou.

O fogo de Pedrógão Grande, em 17 de Junho, que depois alastrou a outros municípios, provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    28 nov, 2017 évora 20:42
    Tenho a impressão que existe pessoal que vai receber mais euros em danos patrimoniais do que aqueles coitados que nem pertenciam ao local e foram enviados para a morte , até crianças . A vida humana não tem preço , mas pagar por pagar uns trocos em comparação ao que se paga de indemnizações por difamação ou injurias , é uma ofensa à dignidade humana . Em exemplo e foi devido a umas musicas copiadas , o Tony vai pagar mais do que pagam uma vida/morte humana .
  • COSTA PANTOMINEIRO
    28 nov, 2017 Lx 16:11
    Pois claro que entregas Sr kamarada Kosta...os familiares das vítimas assim decidiram e vamos agora saber o quão incompetente é o governo dos geringonços da treta, do palavreado e da inação...Podes começar a contratar um "focus group" mas pagas com o teu dinheiro ou dos xuxas e ,em última instância, pedes ao Pinto de Sousa que ele pede ao grande amigo Santos Silva, esse poço sem fundo do amigo Pinto de Sousa....Lamentável que os contribuintes paguem mais de 80 mil euros para uma ação de propaganda foleira e fascista...com perguntas combinadas e respostas do teu agrado kamarada...

Destaques V+