Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mugabe demite-se da presidência do Zimbabué

21 nov, 2017 - 15:57 • Filipe d'Avillez , Teresa Abecasis (vídeo)

Milhares saíram às ruas para festejar mal foi anunciada a demissão do homem que protagonizou a segunda maior ditadura do mundo contemporâneo.

A+ / A-
Zimbabué. O futuro mantém-se incerto, mas hoje o dia foi de festa
Zimbabué. O futuro mantém-se incerto, mas hoje o dia foi de festa

Robert Mugabe apresentou esta terça-feira a sua demissão do cargo de Presidente do Zimbabué, ao fim de cerca de três décadas no poder.

O ditador demitiu-se depois de vários dias de pressão por parte das Forças Armadas e quando o Parlamento já tinha dado início ao processo de impugnação do Chefe de Estado. Mugabe já tinha sido expulso do seu próprio partido, o Zanu-PF.

A carta de demissão foi apresentada há momentos e explica que a decisão se deve à vontade de garantir uma transferência pacífica do poder.

Mal a carta de Mugabe foi tornada pública pelo Presidente do Parlamento, Jacob Mudenda, milhares de populares saíram à rua para festejar.

Mugabe. A força que lhe deu poder é a mesma que se prepara para o derrubar
Mugabe. A força que lhe deu poder é a mesma que se prepara para o derrubar

Mas não terão sido os protestos populares a levar à queda da segunda mais longa ditadura do mundo. A Reuters informa que o que motivou a intervenção militar foi uma divergência de opiniões sobre quem deveria suceder ao ditador.

Com a sua mulher, Grace, a movimentar-se para ocupar o lugar do seu marido, forças dentro do Zanu-PF não esconderam o seu desagrado. Espera-se agora que Emmerson Mnangagwa, um ex-responsável pela segurança de Mugabe e ex-vice-presidente, assuma o poder e não há qualquer garantia de uma abertura democrática no país.

Com 93 anos de idade, Mugabe estava há 37 anos à frente dos destinos do seu país, inicialmente como primeiro-ministro e depois como Presidente.

Mnangagwa é conhecido como "O Crocodilo" e foi demitido dias antes do golpe militar que viria a pôr fim ao Governo de Mugabe.

[Notícia actualizada às 16h22]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre de Castro
    22 nov, 2017 Lisboa 22:37
    Mugabe julgava que Spnínola ainda era o Presidente da República Portuguesa.
  • Alexandre de Castro
    22 nov, 2017 Lisboa 01:43
    Mugabe julgava que Spnínola ainda era o Presidente da República Portuguesa.
  • Sempre atento
    21 nov, 2017 Trancoso 19:14
    Até que enfim que o estêrco Mugabe acabou.
  • Augusto Mocho
    21 nov, 2017 Paço de Arcos 17:19
    Nos anos 80 Mnangagwa, como ministro do Interior, mandou massacrar 20 mil pessoas da comunidade ndebele, esmagando o movimento rival, e com isso a democracia. Sai um facínora, amado pelos social fascistas europeus, e entra outro. O roubo vai continuar, os ladrões são os mesmos. Herdaram o Celeiro de África e morrem agora à fome!
  • DITADORES
    21 nov, 2017 Lx 16:14
    Sim, foi contratado pelo kamarada Kosta para gerir a geringonça..Chega amanhã carregado de dinheiro para o Pinto de Sousa, amigos de longa data...

Destaques V+