Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legionella. Número de casos sobe para 46

12 nov, 2017 - 17:52

Número de vítimas mortais mantém-se nos quatro.

A+ / A-
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal

Veja também:


O número de casos de infectados pelo surto de 'legionella' em Lisboa subiu para 46, mais um face ao anterior balanço, mantendo-se em quatro o número de mortos, anunciou a Direcção-Geral da Saúde.

Os dados preliminares sujeitos a validação publicados no 'site' da Direção-Geral da Saúde pelas 17h00 dão conta de 46 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro, 27 (59%) do sexo feminino, 33 (72%) com idade igual ou superior a 70 anos.

Do total de casos, oito tiveram alta clínica, 26 estão actualmente internados em enfermaria e oito em unidades de cuidados intensivos.

O surto de 'legionella' no hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, provocou quatro mortes, óbitos ocorridos em 6, 9 e 10 de Novembro.

A 'legionella' é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infecção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efectivo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vaca voadora
    13 nov, 2017 Setúbal 23:06
    A conversa do governo tem sido de que está tudo sob controlo e que o tempo de incubação estava a chegar ao fim no entanto comprova-se o contrário e pior ainda mais um hospital e noutra região do país está também já infectado o que nos leva a perguntar se todos os hospitais irão passar pela mesma situação, imagine-se o alarido que tudo isto provocaria nas bocas dos elementos que compõem a geringonça caso fossem oposição.
  • Filipe
    12 nov, 2017 évora 22:51
    Se sobe é porque o foco de contaminação está ativo ainda ou será que estas 4 dezenas de pessoas tiveram o azar de estar juntas no mesmo sítio e na hora errada ? Impossível ! O Ministro da Saúde já se devia ter ido embora e igualmente o Ministro da Defesa , porque não explicou ainda quem são os responsáveis pelo furtos das armas . Portanto , senhor presidente Marcelo , venha a público demitir dois Ministros , já !

Destaques V+