Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seca. Água pode chegar a Viseu de comboio

09 nov, 2017 - 07:48

Outra medida de emergência passa pelo tratamento de água depositada nas pedreiras para consumo humano.

A+ / A-

Veja também:


A seca levou o Ministério do Ambiente a preparar um plano abastecimento das populações de Viseu por via ferroviária. A previsão é que a água possa ser transportada de comboio a partir do Entroncamento.

Segundo avança o “Jornal de Notícias”, é uma nova medida de emergência que se junta ao abastecimento já feito com recurso a 27 camiões cisterna. Todos os dias chegam à região de Viseu 3.300 m3 de água.

Outra iniciativa que pode vir a ser adoptada é a montagem de uma estação móvel de tratamento de água para permitir que a água depositada nas pedreiras possa ser utilizada para consumo humano.

A situação "mais grave" no país vive-se na albufeira de Fagilde, como sublinhou na quarta-feira, o ministro do Ambiente no Parlamento.

A barragem está nesta altura a menos de 15% da capacidade. Daqui sai a água que serve perto de 110 mil pessoas dos concelhos de Viseu, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo.

A este plano de contingência, com carácter mais imediato, junta-se a decisão do ministério do ambiente de avançar com o desassoreamento da albufeira e o alteamento da barragem do Fagilde que passará a ter maior capacidade de armazenamento (20 a 25%).

Além de Viseu, Bragança, Coimbra, Vila Real e Braga são os outros distritos que já foram alvo de abastecimentos.

Duas centrais hidroeléctricas da EDP estão paradas por causa da seca e mais quatro estão sob "gestão prudente".


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DR XICO
    09 nov, 2017 LISBOA 11:48
    Faltam então 25 dias para vermos o Presidenta dos afectos agarrado aos velhinhos a chorarem e o Costa a dizer que vai criar uma comissão de inquérito mas das boas, só com sábios, para saber o que fazer para o ano.
  • Juze
    09 nov, 2017 Porto 09:24
    Vao reabrir a linha do Vouga.... Que atoarda.. de título... Se viseu não tem comboio
  • bimbo
    09 nov, 2017 bijeu 09:24
    xó é pena é não haber comboio em bijeu!

Destaques V+