Tempo
|
A+ / A-

Seca já obrigou a parar duas centrais da EDP

09 nov, 2017 - 00:43

A central de Vila-Tabuaço, no rio Távora, e a central de Santa Luzia pararam a produção de electricidade. Consumo humano é prioritário.

A+ / A-

Duas centrais hidroeléctricas da EDP estão paradas por causa da seca e mais quatro estão sob "gestão prudente", avança o Eco.

O jornal económico online refere que a central de Vila-Tabuaço, no rio Távora, e a central de Santa Luzia pararam a produção de electricidade, porque a água existente nas respectivas albufeiras se destina apenas ao consumo público, porque as regras definidas nos contratos de concessão determinam que “o consumo humano é sempre considerado prioritário”.

Além das duas centrais que já pararam a produção, a EDP foi obrigada a condicionar a produção em Guilhofrei, Carrapatelo, Aguieira/Raiva e Belver, acrescenta a mesma fonte.

Já os níveis de água das barragens no Alto Minho são “preocupantes mas não dramáticos”, diz o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho que garante um reforço da sensibilização para a poupança de água.

Nas albufeiras do rio Minho a capacidade de armazenamento ronda 40%. No rio Lima, a situação é mais dramática porque a barragem do Alto Lindoso está a cerca de 30% da capacidade.

Segundo o autarca de Valença, Jorge Mendes, a situação está a ser acompanhada em permanência.

No próximo dia 21, os dez concelhos que fazem parte daquela Comunidade vão reunir-se para definir uma estratégia conjunta.

Vários distritos do país estão em seca extrema.

Esta quarta-feira, o ministro do Ambiente garantiu no Parlamento que “temos um ano de água em todas as albufeiras menos numa”. Matos Fernandes reconheceu que a situação está mais crítica na barragem de Fagilde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beto
    21 nov, 2017 coimbra 15:27
    Lá se vai o animo dos climalistas,as centrais a carvao vao ter uma certidão de óbito mais longínqua.
  • Sai palha
    09 nov, 2017 Lisboa 08:46
    Será que a sopeirona da Cristas ainda vai continuar a comparar os incêndios deste ano com os que houve no tempo dela em que foi Ministra da Agricultura sem saber qual a diferença entre um repolho e uma abóbora?
  • Fausto
    09 nov, 2017 Lisboa 01:12
    Restos...do início da Primavera...australiana...

Destaques V+