A+ / A-

MAI divulga “post” em que Marcelo é considerado “o jumento do dia”

25 out, 2017 - 18:01 • Marina Pimentel

A situação aconteceu dois dias depois do discurso de Marcelo Rebelo de Sousa ao país sobre os incêndios.
A+ / A-

Uma página do Ministério da Administração Interna (MAI) divulgou, para todas as polícias e outros organismos estatais, um artigo onde o Presidente da República é classificado como “o jumento do dia”.

A situação aconteceu dois dias depois do discurso de Marcelo Rebelo de Sousa ao país sobre os incêndios, que acabou por resultar na demissão da ministra Constança Urbano de Sousa.

Numa página do Ministério da Administração Interna, onde todos os dias é publicado um resumo de imprensa com noticias relevantes do dia, foi publicado no dia 20 deste mês um link de acesso a um artigo do blogue “O Jumento”, onde Marcelo Rebelo de Sousa é classificado como “O jumento do dia”. O "jumento do dia" é uma tradição deste blogue.

Resumo de imprensa do MAI, de 20 de Outubro

Nesse dia, o resumo de imprensa tem logo à cabeça o artigo “Umas no cravo e outras na ferradura”, com uma fotografia de um burro com uma gravata e onde se escreve que “Marcelo Rebelo de Sousa pode passear à vontade, desde que alguém leve o jipe com os processos para homologar, o que na maior parte dos casos não é mais do que assinar de cruz”.

Referindo-se ao facto de o Presidente da República se ter deslocado aos locais dos incêndios, é dito no artigo que “Marcelo, manhoso como de costume, preferiu que a mensagem do primeiro-ministro frio e distante dos problemas prevalecesse sobre a verdade”.

O facto de o Ministério da Administração Interna escolher um blogue com duras críticas ao Presidente da República para encabeçar um resumo de imprensa com notícias de rádios, jornais e televisões, é considerada no mínimo uma situação insólita e sem precedentes, por fontes contactadas pela Renascença.

O autor do blogue “O Jumento” escreve desde 2003 sob anonimato. A sua identidade já foi investigada, nomeadamente pela Interpol, mas nunca foi oficialmente revelada, embora em anteriores investigações jornalísticas a autoria do blogue tenha sido conotada com o Partido Socialista.

O que é certo é que o blogue “O Jumento” é considerado suficientemente relevante pelo Ministério da Administração Interna para constar no resumo de imprensa que é enviado a todos os organismos e serviços que dependem do MAI, como a GNR, Autoridade Nacional de Proteção Civil, PSP e SEF.

Mais relevantes que as outras notícias do dia, como um artigo do “Diário de Notícias” intitulado “Cadastro da floresta arranca a 1 de Novembro” ou do jornal "i", intitulado “Protecção Civil. Presidente apresentou demissão” ou ainda “Número de vítimas da tragédia sobe para 43”, do “Correio da Manhã”.

A Renascença tentou contactar o Ministério da Administração Interna, mas ainda não obteve resposta.


guialiga19_20_banner
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose roxo
    11 nov, 2017 eton 02:15
    Ja alguem conseguio descobrir o que aconteceu ao dinheiro doado para as vitimas de Pedrogao.Nos imigrantes tambem temos direito a saber noticias da nossa terra.
  • 29 out, 2017 22:51
    "É uma no cravo outra ferradura",porque não estam quietos com as patas.
  • altino mendes
    29 out, 2017 espirito sº das touregas 22:50
    FELIZMENTE TEMOS UM PRESIDENTE DA REPUBLICA .QUE NÃO TEM MEDO .SE NÃO FOSSE ELE ESTA TRAGÉDIA .DO INIMIGO DE TODOS(FOGO) IA CONTINUAR TUDO NA MESMA. BURRO É COISA QUE ELE NÃO É. ISSO É DOR DE COTOVELO.
  • RUY VASCO MENDES-FRA
    29 out, 2017 SEIXAL 00:37
    O procedimento do MAIi é nojento e sanções deveriasm ser tomadas contra os responsáveis, eventualmente mesmo a do actual ministro, e quem nem sequer sei o nome, responsável pelo seu ministério. eEu nem sequer estou de "parti pris", pois não sou republicano, mas o Professor Mrcelo Rebelo de Sousa é o Chefe do Estado e qualquer que seja a sua côr política os portugueses devem-lhe o respeito da sua função. o post em questão é,nem mais nem menos, do que um insultio à função presidencial.
  • Carlos Goncalves
    27 out, 2017 Porto 22:33
    blogue??? Falta de nível...
  • Leandro
    27 out, 2017 Setúbal 12:22
    Não compreendo como é que uma página de um organismo de estado tem o privilégio de ter um blog? Que eu saiba, os ministérios não devem expressar opiniões ou expressar comentários subjetivos e pessoais. Já agora de quem é a autoria do blog?
  • Sofia Azevedo
    27 out, 2017 Oliveira de Frades 10:42
    O jumento é um animal muito inteligente. Também o nosso PRESIDENTE o É! Se ele é manhoso ? Também pode ser! Espero bem que sim. Pelo menos faz alguma coisa. Quanto aos outros, tenham vergonha na cara. Os cidadãos de Oliveira de Frades, Vouzela e Tondela vão ensinar-vos o que é renascer das cinzas! Sr. Presidente, obrigada pela sua visita!
  • Dalila Pina
    27 out, 2017 Coimbra 05:46
    Quem foi o idiota que chamou a este Senhor nomes menos dignos q.do nunca vi a Presidente nenhum atitudes tão dignas humanas e nobres?ora,se fossem plantar batatas mais lhe valia.não aprenderam nada com exemplos tão bons.cabeças duras e mal formadas pelo jeito estão dizendo o que estão vendo da sua própria imagem no espelho lamemtavelmente.k tristeza de gente!
  • Vasco
    26 out, 2017 Santarém 23:12
    O senhor PR talvez fique mais convencido a partir de agora que isto de dar confiança a catraios corre-se o risco de levar um coice!
  • J.COSTAFERREIRA
    26 out, 2017 VCONDE 22:30
    UMA VERGONHA...--UMA VERGONHA....EU TENHO VERGONHA DE TER NO MEU PAIS..--OS INSULTOS AO SR PRESIDENTE DA REPUBLICA PORTUGUESA ...--ISTO NAO PODE ACABAR SEM CULPADOS...INSULTAR O MAIOR MAGISTRADO DA NAÇAO---NADA PODE FICAR COMO DANTES