Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Outubro é mês de greves

02 out, 2017 - 21:35 • Ana Carrilho

Este mês vai ter greves para todos os gostos, como há muito não acontecia. São vários os grupos profissionais em protesto. Uns ameaçam, outros avançam, alguns recuam, mas é na saúde que os cidadãos vão sentir o maior impacto.

A+ / A-

O mês de Outubro vai ser marcado por muitas greves. A maioria começa apenas a partir da segunda semana que acontecem as paralisações e é na saúde que se sentirá o maior impacto, mas os guardas prisionais estão esta noite em protesto.

Os médicos param a 11 na região Norte, a 18 no Centro e a 25, na região Sul, sendo que a 8 de Novembro está marcada uma greve nacional.

Para dia 13, todos os sindicatos que representam os técnicos de diagnóstico e terapêutica têm pré-aviso, mas o da CGTP começa logo no dia 12 e alerta que pode ser por tempo indeterminado. Os sindicatos da UGT avisam que se a reunião com o Governo não correr bem, repetem a 19.

Os enfermeiros ameaçaram com greve, que chegaram a marcar mas entretanto, recuaram. O Sindicatos dos Enfermeiros Portugueses, filiado na INTER, anunciou uma paralisação que devia começar já amanhã e prolongar-se até sexta-feira, mas entretanto decidiu adiar o pré-aviso e o Sindicatos dos Enfermeiros optou, para já, por não entregar o pré-aviso que tinha para os dias 16 e 21 e que neste último dia coincidia com a greve dos médicos na região centro.

Os inspectores da ASAE – Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica param no dia 9.

Os juízes anunciaram uma greve que devia ter lugar esta semana, após as eleições, mas travaram, não sem deixarem o aviso de que ainda pode acontecer.

E por fim, está neste momento a acontecer é uma vigília à porta do EPL - Estabelecimento Prisional de Lisboa. os guardas prisionais contestam o estatuto que o director está a preparar e por isso, exigem a demissão de Celso Manata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mendes
    06 out, 2017 braga 10:35
    com o governo psd as greves sao justas com os governos da esquerda as greves sao injustas triste pais este que se deixa influenciar por manipuladores que tudo prometem e nada dao que levam o pais as bancas rotas e depois culpam os outros das burrices que eles fazem
  • aguardamos!
    03 out, 2017 Setúbal 22:47
    Força! Aproveitem agora o tempo das vacas gordas, elas foram prometidas agora há que exigi-las, por outro lado agora as extremas-esquerdas perdedoras nas autárquicas vão pretender demonstrar através dos seus subordinados sindicalistas de que estão vivos e prontos para a luta. Com toda esta engrenagem de um lado a darem ao desbarato e do outro a exigirem, só pergunto até quando o país vai aguentar tanta irresponsabilidade, será que estaremos destinados de a médio prazo terem que vir outros uma vez mais fazerem de maus da fita para endireitar isto de novo?.
  • GREVISTAS XULOS
    03 out, 2017 Lx 10:42
    Andamos há mais de 40 anos a alimentar uns parasitas como que têm no Estado a sua gamela.Chega de alimentar estes bandalhos.Porrada neles...Mas o kamarada Costa está refém dessa tralha seja do BE seja do PCP...Um nojo de gente e parasitas.Acho que deve haver um levantamento contra estes canalhas de uma vez por todas. A dívida, essa maldita com o despesismo dos kamaradas xuxas, já vai acima de 250 mil milhões....O Estado tuga endivida-de à ordem de mais de 40 milhões ao dia..Parabéns kamarada Costa mais a tua mentirosa política do virar a página da austeridade...
  • 03 out, 2017 Lsboa 09:26
    Vingança do PCP e do BE através da CGTP contra o povo, por não terem votado neles. Quem vai pagar e sofrer com as greves??? O POVO!!!..... Quem vai ganhar??? os mesmos de sempre, Função Publica, Transportes, e lá se vai sustentando COM OS NOSSOS IMPOSTOS a sobrevivência da CGTP..
  • TUGA
    03 out, 2017 Lisboa 09:13
    O PCP perdeu as eleições, levou uma estrondosa banhada, agora através dos seus cães de fila a CGTP vai castigar o povo trabalhador com greves, lixar a nossa vida a quem quer trabalhar, com greves na Função publica os baluartes da parasitagem sindical. Nos transportes e o povo a pagar a propaganda dos sindicatos. Até quando esta inacção do povo contra o parasitismo??
  • Cidadao...
    02 out, 2017 Viseu 21:54
    Aproveitar agora! Depois virao os maus da fita, aqueles que ninguem gosta.

Destaques V+