Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Tem que ver no Fim-de-Semana

Treze ideias para o primeiro fim-de-semana de Outono

22 set, 2017 - 16:11 • Maria João Costa

Sem planos para o fim-de-semana? Não sabe o que fazer? Da Festa de Outono em Serralves a uma visita por 87 espaços únicos de Lisboa, de norte a sul do país sugestões não faltam para ocupar os tempos de lazer. Muitas delas gratuitas.

A+ / A-

Jornadas Europeias do Património

Até domingo, em 160 concelhos do país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, decorrem as Jornadas Europeias do Património. São 1.500 actividades, na sua maioria de entrada gratuita, animam museus, palácios, monumentos nacionais. Este ano o tema é “Natureza e Património”.


Ser turista com a “Open House”

No âmbito da Trienal de Arquitectura, este fim-de-semana vai ser possível conhecer os cantos a 87 espaços únicos da cidade de Lisboa. A pé, de bicicleta, de transportes, de carro, por zonas, tipologias ou épocas, são múltiplas as maneiras de explorar espaços da cidade. Museus, escolas, teatros, palácios, lojas, casas privadas e ateliers vão receber visitas guiadas. A “Open House” é concebida pelas comissárias Rita e Catarina Almada Negreiros. A entrada é gratuita.


Festa do Livro em Belém

Pelo segundo ano consecutivo, o Palácio de Belém abre as portas ao público para a Festa do Livro. Numa parceria com a APEL, marcam presença 50 editores e mais de 100 autores. Há debates, cinema, música para ver e ouvir. Este domingo, às 20h30, há um concerto de Luísa Sobral. Das 11h00 à 00h00 pode também passear nos jardins do Palácio de Belém. A entrada é livre.


Festa do Outono em Serralves

Para assinalar a chegada do Outono, este fim-de-semana o parque da Fundação de Serralves, no Porto, recebe a Festa do Outono. Entre as 10h00 e as 19h00, há música, dança, teatro, visitas, atividades educativas para o público de todas as idades. Entrada gratuita.


Um retrato dos call centers

O Espaço Santa Catarina, em Lisboa, acolhe a exposição fotográfica de José Sarmento Matos intitulada “How can I help you?”. Trata-se de um projecto fotográfico sobre a vida por detrás dos call centers. Quem está do outro lado do telefone a dar apoio aos clientes? Como são as vidas destas pessoas foi o alvo do trabalho fotográfico desenvolvido, entre Fevereiro e Junho de 2016, por Sarmento Matos. As imagens retratam call centres na Índia e nas Filipinas, países que empregam cerca de dois milhões de pessoas neste atendimento. A mostra está patente até dia 4 de Outubro, no Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D, em Lisboa, entre as 14h00 e as 20h00. Entrada gratuita.


Jazz e a voz dos Clã

Este sábado, a partir das 19h00, no Largo da Ajuda, em Lisboa, está marcado um concerto do ciclo “Lisboa na Rua”, que vai juntar a Orquestra de Jazz de Matosinhos à voz dos Clã, Manuela Azevedo. O repertório reúne escolhas da cantora e percorre alguns dos clássicos do cancioneiro norte-americano, francês, da música popular brasileira e claro, música dos Clã. Entrada gratuita.


Lumina em Cascais

Cascais recebe este fim-de-semana o festival Lumina. Há 19 instalações de luz para ver em vários espaços da vila. Das 20h00 às 00h00, é possível deambular pela projecção de luz do Atelier OCUBO, na Casa Sommer e na Cidadela, ver o tapete voador de Bang Bike, na Avenida D. Carlos I, ou a instalação “Underlight”, no relvado do Parque Marechal Carmona.


Fotografias de Herb Ritts

O Centro Cultural de Cascais, na sede da Fundação D. Luis I, acolhe a exposição de um grande fotógrafo norte-americano, responsável por algumas imagens icónicas da moda dos anos 80. “Em plena Luz” é o nome da exposição de Herb Ritts, que revela 110 fotografias e três vídeos deste fotógrafo. O bilhete custa 3 euros.


Alice em Trás-os-Montes

O Teatro Municipal de Bragança estreia sábado, às 15h00, o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”. A obra de Lewis Carroll é apresentada pelo “Quorum Ballet”, num espetáculo pensado para crianças e adultos. Dias 29 e 30 de Setembro, o espetáculo é apresentado no Teatro Municipal de Vila Real. A entrada é gratuita.


Cinema e Agostinho da Silva no CCB

Este sábado, continua no CCB o ciclo Belém Cinema. Às 16h00 o Grande Auditório recebe o filme “Doutor Jivago”, de David Lean, com Omar Sharif, Julie Christie, Geraldine Chaplin, Alec Guinness, Rod Steiger (1965). No domingo, às 15h00, com entrada livre, o pequeno auditório recebe uma conferência sobre Agostinho da Silva. A iniciativa conjunta do CCB e do Centro Nacional de Cultura conta com nomes como Guilherme d’Oliveira Martins, Miguel Real ou António Braz Teixeira. O bilhete para o cinema custa 7 euros. A sessão sobre Agostinho da Silva tem entrada gratuita mediante levantamento de bilhete.


Cine-Açores

O Cine-Clube da Ilha Terceira retoma a sua actividade depois do Verão com o ciclo “O Cinema da Minha Vida”, com a exibição do filme “Agnus Dei - As Inocentes”, da luxemburguesa Anne Fontaine, este sábado às 18h00, na sala de cinema da Recreio dos Artistas. É um filme que se baseia num caso real, passado na Polónia no final da II Guerra Mundial.


Maratona de bateristas pela Síria

Este fim-de-semana, cinco bateristas, de cinco países diferentes juntam-se para tocarem em simultâneo, e tentarem bater o recorde do Guiness da mais longa maratona de bateria. O evento chama-se “Drum4Syria” e através dele pretendem angariar fundos para apoiar as crianças vítimas da guerra na Síria. Até domingo, a iniciativa decorre no Fórum Castelo Branco, com as baterias a começarem a fazer-se ouvir já desde quarta-feira, às 11h00 e durante mais de 130 horas.


Há fado em Almada

O fadista Hélder Moutinho apresenta-se este sábado, às 21h30, no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, com o álbum “O manual do coração”. Os bilhetes custam entre 7,5 e 15 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+