Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump "triste" com remoção de estátuas que remetem para passado de escravatura

17 ago, 2017 - 14:13

O Presidente dos Estados Unidos critica quem quer "mudar a história" em vez de "aprender com ela".

A+ / A-

Veja também:


O Presidente norte-americano, Donald Trump, mostrou-se esta quinta-feira “triste” com a remoção de estátuas em honra dos soldados confederados, que remetem para o período da escravatura nos Estados Unidos.

“Triste por ver a história e a cultura do nosso grande país ser destruída devido à remoção das nossas belas estátuas e monumentos. Não é possível mudar a história, mas podemos aprender com ela. Robert E. Lee, Stonewall Jackson – quem se segue, [George] Washington, [Thomas] Jefferson? Tão parvo”, escreveu no Twitter.

"Além disso", continuou, "a beleza que está a ser derrubada nas nossas cidades, vilas e parques deixará muitas saudades e nunca poderá ser bem substituída".

Na segunda-feira, um grupo de manifestantes derrubou uma estátua em honra dos soldados confederados em Durham, no estado norte-americano da Carolina do Norte (sudeste).

Os manifestantes ataram uma corda ao pescoço da estátua, derrubaram-na e, uma vez no chão, pontapearam-na.

O protesto contra os símbolos da Confederação norte-americana, que vigorou entre 1861 e 1865, foi inicialmente convocado para reclamar a retirada da estátua e de todos os símbolos confederados que existem na Carolina do Norte "para que não matem mais gente inocente".

Os organizadores referiam-se aos incidentes de sábado em Charlottesville, no estado da Virgínia, em que um jovem supremacista branco, James Fields, matou uma mulher ao lançar o seu carro contra participantes de um protesto antirracismo.

Carro atropela multidão em violenta manifestação nacionalista nos EUA
Carro atropela multidão em violenta manifestação nacionalista nos EUA
Governador de Virginia aos nazis: "não há lugar para vocês aqui”
Governador de Virginia aos nazis: "não há lugar para vocês aqui”

Os manifestantes protestavam contra a presença em Charlottesville de grupos de extrema-direita, que protestavam pela decisão do autarca local de retirar outra estátua do general confederado Robert E. Lee.

O debate sobre as estátuas e símbolos confederados surgiu depois de, em Junho de 2015, Dylann Roof, também supremacista branco fascinado com a Confederação, ter assassinado nove afro-americanos numa igreja de Charleston, na Carolina do Sul, no sudeste do país.

As autoridades começaram então a retirar algumas das estátuas e símbolos da Confederação, que abundam nos estados do sul do país. Calcula-se, no entanto, que cerca de 1.500 ainda estejam de pé.

A Confederação secessionista agrupou 11 estados do sul que se separaram dos Estados Unidos entre 1861 e 1865, em defesa de um modelo económico baseado na escravatura, contrário ao que defendiam os 23 estados do Norte, ou União.

A Confederação enfrentou a União durante a Guerra da Secessão (1861-1865), que causou mais de 600 mil mortos.

Trump condena "Ku Klux Klan, neonazis e supremacistas brancos"
Trump condena "Ku Klux Klan, neonazis e supremacistas brancos"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rita
    20 ago, 2017 lisboa 12:26
    Com todas estas intolerâncias está na cara que as atuais minorias de hoje não respeitarão a inversão ou seja as minorias de amanhã.O que está a acontecer nos EUA é uma amostra do que vai acontecer na Europa ,um continente sem continentais.
  • QQQ
    19 ago, 2017 Lisboa 18:42
    Trump tem toda a razao. A Historia nao deve ser apagada. Esta campanha lamentavel nao passa de uma tentativa repugnante de eliminar quaisquer opinioes divergentes. A esquerda tem-se tornado gradualmente um deposito de individuos que se consideram virtuosos mas nao passam de intolerantes com tiques ditatoriais.
  • INDIGNADO
    18 ago, 2017 19:24
    Penso que estas frases deste senhor que até pouco aprecio não deixam de ter algum sentido, retirar as estátuas que foram erigidas noutras épocas e noutros contextos políticos não vão apagar a história dos USA e pelo contrário possivelmente irão criar ainda mais rivalidade entre raças e etnias como forma de vingança, por cá vingaram-se em tirar o nome à Ponte Salazar e como bons oportunistas foram-lhes pôr um nome que nada tem a ver com a ponte tanto na idade como na obra em si, depois temos por aí já algumas ruas nalguns concelhos e até bustos a alguns ditadores estrangeiros mas só porque são esquerdistas já são bons e toleráveis.
  • carls
    18 ago, 2017 Aveiro 16:11
    Só falta colocar lá uma estátua do Che, do Fidel, do Hugo, do Maduro e outros grande humanistas.
  • Horacio
    17 ago, 2017 Lisboa 21:49
    Engraçado vivi 25 anos na América e conheço bem pelo menos 35 estados americanos e posso dizer sem sobra de dúvida que os mais pobres e atrasados são os estados do sul . Mississipi , Alabama, Tennesse, West Virgínia são lugares deprimentes .especialmente nas áreas rurais e uma pobreza e ignorância espantosa . Não é por acaso que os nazis e racistas proliferam nestes estados .o interior da Flórida também é quase todo trailer trash. Só na costa em frente ao mar e que as coisas melhoram. O que faz dos Estados Unidos um grande país são um sistema económico que obriga as pessoas a trabalharem duro.ou são despendidos sem cerimónia .e o dinamismo dos imigrantes que chegam com vontade de vencer . É só ver a lista de ilustres imigrantes que vão desde Einstein a Tesla até aos inovadores das technologias em silicone valley aos inúmeros empresários que fundaram grandes empresas . A diversidade da população é o que faz deste país um grande país. Quase todos os racistas e ultra nacionalistas que conheci na América eram preguiçosos, perdedores e invejosos . Tive um que era meu vizinho um dia disse me que ele era o único branco a viver ali .eu sou branco de olhos verdes fiquei espantado .para eles os portugueses também são pretos .mas o sujeito passava o dia a beber sentado no quintal e achava graça de nós trabalharmos sábados e domingos. Um dia o banco veio tomar-lhe o carro por falta de pagamento. Ele reclamou que a culpa era dos estrangeiros. É sempre fácil culpar os de forra.
  • Horacio
    17 ago, 2017 Lisboa 20:27
    Incrível ver pessoas que nao conhecem a história do sul dos Estados Unidos comentarem sobre o que não percebem. Em primeiro lugar ninguém quer apagar a história muito por o contrário. A questão não é essa .ate porque as estátuas vão para museus e as escolas também ensinam essa história .o problema é que muita gente homenageada com estátuas em parques públicos têm um passado vergonhoso .nao só por terem escravos e ter lutado por manter a escravidão em seus estados .mas por serem racistas convictos que participaram ativamente em terrorizar as comunidades de negros no sul do país .um chegou a dizer que ele próprio ia matar 1000 negros para equilibrar as contas . O que se discute agora é se é justo ter escolas e estátuas em lugares públicos em homenagem a essa gente. Se é justo uma criança negra ser obrigada a frequentar uma escola com o nome de um sujeito que dizia que todos os negros deviam ser mortos ou escravos. O problema não é apagar a história e sim contar a verdadeira história .simplesmente erguer uma estátua e colocar uma placa que diz aqui um grande general sem mencionar o resto esse é o problema. E no sul muita gente ainda não aceitou o seu passado vergonhoso e por isso continua a ideia de um passado ideal é glorioso. Uma mentira que devia ter sido combatida a muito tempo cerque só agora está a ser. Outras ideas a serem combatidas no sul sao que a evolução é mentira que os ossos dos dinausarous são falsos . Essas mentiras também são dessiminadas com se verdadeiras.
  • AB
    17 ago, 2017 Évora 17:59
    Quando removerem todos os vestígios do passado de escravatura podem alegar que nunca existiu. Tipo URSS. Além disso a estátua era de homenagem ao Soldado Desconhecido. Além disso a Guerra Civil americana não foi por causa da escravatura. Reles maneira de fazer um título falso é demagógico. Grande imprensa que temos.
  • jorge m
    17 ago, 2017 coimbra 16:49
    Gostei da frase " não apagar a história mas aprender com ela..." Cá também fizeram o mesmo com o antigo regime. E são sempre os mesmos que se arrogam em tolerantes e democratas que são os mais intolerantes e cheios de ódio. Depois não se queixem da violência. E depois qual é a paranóia de retirarem estátuas com dezenas de anos???
  • Borda d'Agua
    17 ago, 2017 Lisboa 16:13
    O Trump está à altura do país de idiotas que tem... O que se passa nas universidades americanas, a politização, os safespaces, etc nem contado dá para acreditar. Estes idiotas querem destruir a história que fez deles o país que são. Pela mesma ordem de ideias, talvez devamos deitar abaixo tudo o que refira ao Afonso Henriques (opressor dos coitados dos mouros), Vasco da Gama e mais descobridores (mais não fizeram que explorar outros povos e abrir caminho à escravatura) etc etc... Que palermas...
  • afterlife
    17 ago, 2017 porto 14:53
    Os americanos sao o povo mais cinico do planeta! Linxaram e queimaram vivo perante uma multidao entretida e apoiante um negro no inicio do seculo! e ja todos sabem o quao racistas sao. Isto sao factos, nao anti-america pensamentos. Se nao publicarem este comentario entao sao como eles pois nao vos interessa denegrir os vossos amiguinhos americans!...

Destaques V+