Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem que ver no fim-semana

Este fim-de-semana, difícil vai ser escolher o que fazer

28 jul, 2017 - 12:40 • Maria João Costa

Circo no Norte, artesanato no Estoril, uma viagem ao século XVIII ou uma concentração de "clássicos". Difícil, difícil, vai ser escolher o que fazer.

A+ / A-

- Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão recebem maior festival de circo e artes de rua

Está a decorrer o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous – é o maior festival de circo e artes de rua no norte do país, promovido pelo Teatro da Didascália – em três cidades minhotas: Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Espera receber 13 mil visitantes. Há 21 apresentações gratuitas para ver numa programação dedicada a toda a família.

Onde: vários espaços das cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão

Entrada Gratuita

- Castelo Branco. Museu na fábrica têxtil e Bordados no Centro de Interpretação.

Castelo Branco inaugura este sábado um novo Museu Têxtil na antiga fábrica da Corga nos Cebolais. O novo espaço, resulta da requalificação da antiga fábrica e preserva a história dos lanifícios na freguesia de Cebolais de Cima/Retaxo. As antigas máquinas podem ser vistas a operar a partir de Setembro. Já no centro de Castelo Branco inaugurou esta semana o novo Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco que conta a história desta arte e mostra as bordadoras a trabalharem

Onde: Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, Praça Camões

Entrada Gratuita

- Lisboa. Ver o país invisível

“Viagem ao Invisível” é o nome de uma exposição dos arquitectos Maria Rita Pais e Luís Santiago Baptista que abre este sábado ao público no Teatro Thalia, em Lisboa. Até 31 de Agosto poderá ver instalações e imagens que estes arquitectos recolheram durante uma investigação na região Centro do país. Retratadas estão tão imagens tão diversas como o Centro Comercial da Mouraria, o Mosteiro da Cartuxa de Évora, ou as Pedreiras de Vila Viçosa. Aberto todos os dias, expecto ao domingo das 10h-19h

Onde: Teatro Thalia - Estrada das Laranjeiras, 211, Lisboa

Entrada Livre

- Porto. Fotografia em exposição no Shopping

Até 31 de Agosto poderá ver a exposição de fotografia de Albert Watson no NorteShopping em Matosinhos. É a primeira vez que é mostrado em Portugal o trabalho deste conceituado fotógrafo de celebridades, moda e publicidade. Watson é cego de um olho mas isso não o impediu de ser fotógrafo. A exposição “KAOS” apresenta uma selecção de 30 fotografias, onde constam algumas das imagens mais icónicas como os retractos de Mick Jagger, Alfred Hitchcock ou Steve Jobs.

Onde: NorteShopping em Matosinhos

Entrada Gratuita

- Lisboa. Aqueduto das Águas Livres

Este sábado a partir das 10h e até às 17h30 poderá visitar o Aqueduto das Águas Livres em Lisboa. Construído entre 1731 e 1799 e classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Aqueduto constituiu um vasto sistema de captação e transporte de água num total de 58 Km de Belas, em Sintra até à cidade de Lisboa.

Onde: Calçada da Quintinha 6, 1070-225 Lisboa

Preço: 3 euros, descontos diversos

- Estoril. A mais antiga feira de artesanato

Até 3 de Setembro está a decorrer no Estoril a mais antiga feira de artesanato de Portugal. A 54ª edição da Fiartil revela as tradições portuguesas do trabalho com a madeira, pele, cerâmica, cortiça. Poderá degustar vários produtos gastronómicos e há a partir das 20h30 animação musical. O Espaço Criança é gratuito com ateliers para crianças dos 3 aos 12 anos. Com um espaço de restauração requalificado, os visitantes poderão também provar os petiscos e produtos regionais nas “tasquinhas” do recinto.

Onde: FIARTIL - Avenida Amaral 1 – Estoril

Preço: 1€. Crianças até aos 10 anos gratuito. Passe 9 semanas 15€

-Oeiras. Viagem no tempo até ao século XVIII

Este domingo das 15h às 18h em Oeiras poderá fazer uma viagem no tempo até ao século XVIII. Uma recriação histórica vai invadir o Palácio do Marquês de Pombal e mostrar um retracto da vida quotidiana daquela época. No sábado entre as 14h30 e 16h30 há uma visita guiada ao espaço do Palácio, Adega e Lagar.

Onde: Palácio Marquês de Pombal, Largo Marquês Pombal, 2784-540 – Oeiras

Preço: 3 euros

- Guarda. Festival Pão Nosso

A cultura do pão de centeio, os valores e identidade naturais da montanha e a sua perfeita harmonia com a cultura local são o mote da terceira edição do “Festival Pão Nosso” que decorre este fim-de-semana. A grande novidade desta edição é a realização de uma Oficina de Pão, pela mão de Diogo Amorim, um jovem padeiro que preserva as técnicas tradicionais do fabrico do pão de centeio. Haverá também um Roteiro dos Fornos comunitários, oficinas de artesanato, poesia e música, actuações locais de concertinas, Cavaquinhos e degustações de sabores e produtos de montanha.

Onde: Aldeia de Montanha de Videmonte, na Guarda.

Entrada Gratuita

- Famalicão. Fim-de-semana ZEN

O Parque da Devesa, o pulmão de Vila Nova de Famalicão recebe a quarta edição do “Famalicão Zen” que o vai tornar num espaço para o relaxamento e serenidade. Há Yoga, meditação e oficinas. Mais de dezena e meia de iniciativas de participação gratuita ao longo dos dois dias. Sábado das 10h-22h30 e domingo das 10h-19h.

Onde: Parque da Devesa, Rua Fernando Mesquita, nº 2453 – D, Antas

Entrada Livre

- Ericeira. Concentração de Dois Cavalos

A vila da Ericeira recebe este fim-de-semana uma concentração de mais de 1300 automóveis “dois cavalos”. É um encontro mundial de coleccionadores destes carros históricos reúne participantes de 26 países. A título de curiosidade, o Citroën 2CV mais antigo é de 1952 e o mais recente de 1990, são ambos portugueses e vão estar em exposição.

Onde: Ericeira e Mafra

Entrada Gratuita

- Viseu. Mercado de comida na rua

A partir deste sábado e até 17 de Setembro, o Fórum Viseu acolhe o Street Food Market. Aproveitando a Alameda exterior do centro será criado um ambiente único que oferece música, animação, moda e refeições. Este sábado o concerto é de de Bárbara Bandeira, pelas 21h.

Onde: Fórum Viseu, Rua D. José da Cruz Moreira Pinto, 32, 3510 - 078 Viseu

Entrada Gratuita

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+