Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1934-2017

Morreu Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal

13 jul, 2017 - 15:16

Américo Ferreira de Amorim, o "rei da cortiça", morreu esta quinta-feira, prestes a completar 83 anos.

A+ / A-

Veja também:


O empresário Américo Amorim, fundador da Corticeira Amorim e o homem mais rico de Portugal, morreu esta quinta-feira, prestes a completar 83 anos.

Américo Ferreira de Amorim é descrito como um "self-made man" que conseguiu construir um dos maiores impérios industriais do país.

O "rei da cortiça" nasceu em Mozelos, Santa Maria da Feira, em 21 de Julho de 1934.

Segundo os relatos da imprensa, teve uma infância modesta, fez o Curso Comercial no Porto e foi trabalhar nos anos 50 para a empresa de cortiça da família. Depois viajou pelo mundo.

"Estive durante quatro anos e meio fora de Portugal, nos caminhos de ferro, em segunda classe e a dormir em pensões. Andei pela América do Sul, Europa Central e Ásia. Conheci povos, mentalidades, culturas, guetos de poder, sociedades desfavorecidas. Fiquei com a ideia de como era o globo. Foi uma universidade fantástica", afirmou, citado pela revista Visão.

Em 1963 é fundada a Corticeira Amorim, que tem como sócios os quatro irmãos da família e um tio.

Américo Amorim aposta na exportação e na internacionalização da empresa e, quando em Abril de 1974 tem lugar a revolução dos cravos, o empresário é já descrito como um homem rico.

Nessa altura, Amorim aproveita para investir, quando muitos dos mais ricos de então se querem desfazer do seu património. "Enquanto os outros fugiam, eu fiquei e comprei", disse à Visão.

Nas décadas seguintes, Américo Amorim conseguiu diversificar os negócios. Esteve envolvido, em 1981, na criação da Sociedade Portuguesa de Investimentos (SPI), que daria lugar ao BPI, mais tarde virá a participar no BCP, o banco privado fundado em 1985.

Depois da aposta no sector financeiro, o império Amorim assume também posições em sectores como as telecomunicações, turismo e petróleo.

Nos últimos anos, Américo Amorim surgiu quase ininterruptamente na revista Forbes como o homem mais rico de Portugal. Na lista anual de 2016 da revista surgem 1.810 milionários e o empresário português ocupa a posição 369, a mesma do ano anterior, com uma fortuna estimada em 4,1 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros). Atrás dele, mas a larga distância, aparecem dois outros portugueses, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo.

"Não me considero rico. Sou trabalhador", disse em 2011 ao "Jornal de Negócios", questionado sobre se aceitaria um imposto especial para as grandes fortunas.

O funeral de Américo Amorim está marcado para sábado, a partir das 10h30, no Mosteiro de Grijó, no concelho de Vila Nova de Gaia, revelou fonte do Grupo Amorim.

As exéquias serão precedidas, esta sexta-feira, por um velório na capela do mosteiro, no período entre as 13h00 e as 22h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rfm
    13 jul, 2017 COIMBRA 16:01
    ... e apesar disso (rico), também morreu !!!
  • Carlos Reis
    13 jul, 2017 Coimbra 16:00
    Quem é que ele agora vai explorar até ao tutano, os empregados e principalmente as empregadas é que não é com certeza.
  • Jose Manuel Simões.
    13 jul, 2017 Almada 15:59
    Um verdadeiro empresário!!

Destaques V+