Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretários de Estado demitem-se devido ao caso das viagens ao Euro 2016

09 jul, 2017 - 19:15

Primeiro-ministro já aceitou as demissões dos três secretários de Estado.

A+ / A-

Os secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria pediram este domingo a exoneração de funções, após terem pedido ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro2016.

"Os signatários solicitaram ao primeiro-ministro a exoneração das funções que desempenham", afirmam, em comunicado conjunto enviado à Lusa, os secretários de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira; o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, e o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

A decisão é justificada com a intenção de não prejudicar o Governo.

Os três governantes referem, na mesma nota, que decidiram "exercer o seu direito de requerer ao Ministério Público a sua constituição como arguidos", depois de terem tido conhecimento de que "várias pessoas foram ouvidas pelo Ministério Público e constituídas como arguidas no âmbito de um processo inquérito relativo às viagens organizadas pelo patrocinador oficial da selecção portuguesa de futebol, durante o campeonato da Europa de 2016".

Jorge Costa Oliveira, Fernando Rocha Andrade e João Vasconcelos afirmam que foram "sempre transparentes" sobre esta questão e "reafirmam a sua firme convicção de que os seus comportamentos não configuram qualquer ilícito", o que dizem querer "provar no decorrer do referido inquérito".

"Todavia, nas actuais circunstâncias, entendem que não poderão continuar a dar o seu melhor contributo ao Governo e pretendem que o executivo não seja prejudicado, na sua acção, por esta circunstância", referem, a propósito do pedido de exoneração.

Primeiro-ministro aceitou demissão

O primeiro-ministro aceitou os pedidos de exoneração dos secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria, "apesar de não ter sido deduzida pelo Ministério Público qualquer acusação, nem consequentemente uma eventual acusação ter sido validada por pronúncia judicial".

Esta posição de António Costa consta de uma nota oficial enviada pelo seu gabinete à Renascença.

“Agradeço reconhecido a relevante e dedicada colaboração dos três secretários de Estado nas funções desempenhadas”, lê-se.

Os três secretários de Estado aceitaram, no ano passado, convites da Galp para assistir a jogos da selecção nacional no campeonato europeu de futebol, em França.

João Vasconcelos esclareceu, na altura, que pagou um bilhete de avião e os outros dois governantes adiantaram que pretendem pagar as despesas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, deu então o caso por encerrado, com o reembolso das despesas efectuadas pelo patrocinador oficial da selecção, mas o executivo decidiu aprovar um código de conduta que vincule os membros do Governo.

A Galp esclareceu, em Agosto passado, que "é comum" e eticamente aceitável convidar para determinados eventos entidades com que se relaciona.

"Todos viajam em conjunto de forma aberta e transparente, num voo 'charter' de acesso generalizado, sem qualquer segredo ou tratamento diferenciado, partindo e regressando no próprio dia do jogo", lia-se na nota enviada pela Galp à Lusa.

O CDS pediu a demissão dos governantes, enquanto o PSD pediu esclarecimentos e PCP e Bloco de Esquerda condenaram esta conduta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tapa olhos
    10 jul, 2017 Setúbal 23:33
    Estranhas demissões um ano depois talvez tenham alguma relação com os recentes casos dos fogos e de Tancos onde o governo parece pretender pôr toda a responsabilidade sobre os outros e talvez na intenção de que amanhã não sejam acusados de sacudir a água do capote sobre tudo assumiram por conta deles este caso agora passado um ano porque em relação aos outros dois é uma simples brincadeira enquanto os outros são um osso difícil de roer!.
  • João Lopes
    10 jul, 2017 Viseu 13:42
    O governo deve demitir-se em bloco! São incompetentes! Novas eleições!
  • Filipe
    10 jul, 2017 Amadora 13:28
    Li aqui um comentário que falava em "camaliões" mas, "camaliões" não foram os que durante 4 anos axfixiaram a economia e as pessoas duma forma absolutamente estúpida, que só serviu os interesses de alguns, depois de prometerem aos portugueses que nem o subsidio de ferias ou Natal iria ser cortado. Francamente ó "camalião"! Quanto aos Sec. Estado, acho bem que saiam para clarificar tudo, porém, tenho alguma pena, pois como disse Marques Mendes neste Domingo, todos eles são profissionais muito competentes. É pena! Perde o País, o que para alguns gulosos que espumam para chegar ao poder outra vez, é optimo, mas para nós, seguramente não é. A este proposito, é curioso ver esta gentalha, desejosa do "tacho", a pedir demissões todos os dias pois o que lhes importa mesmo é desestabilizar e fomentar a confusão, porque de propostas têm zero. Såo mesmo muito fraquinhos! Ainda me lembro da líder do PP ser ministra da agricultura, nada fez pela floresta e seu reordenamento e surge agora em bicos de pés a pedir demissão da ministra do MAI atual por causa dos incendios, que ridiculo é o desespero desta gente.
  • rosinda
    10 jul, 2017 palmela 12:25
    Gostava se saber como e que o primeiro ministro aceitou a demissao dos secretarios de estado se esta de ferias? E triste ao fim de tantos eu descobrir que um primeiro ministro afinalnao serve para nada! Andamos a ser governados pela comunicacao social e ela que nos da as noticias! Boas ferias senhor ministro nuno melo/pp
  • VICTOR MARQUES
    10 jul, 2017 Matosinhos 11:25
    Mais uns cérebros impolutos que nos governava!!!...
  • melo
    10 jul, 2017 11:08
    É fantastico, como ainda não veio ninguem (BE, PCP, PS.etc, )dizer que foi reflexos do anterior Governo. Puros Camalioes, os outros eram ladroes estes são todos pessoas sérias.

Destaques V+