A+ / A-

PSD e CDS reagem às demissões no Governo

09 jul, 2017 - 21:54

Os secretários de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, e da Indústria, João Vasconcelos, solicitaram ao primeiro-ministro a exoneração de funções.

A+ / A-

O CDS defende que "teve razão" quando exigiu as demissões dos secretários de Estado da Internacionalização, dos Assuntos Fiscais e da Indústria e considera inevitável a saída dos ministros da Defesa e da Administração Interna.

"Há quase um ano o CDS disse que estes secretários de Estado não tinham condições políticas objectivas para permanecer. Um ano depois o CDS teve razão, foi o primeiro a dizê-lo e com um ano de atraso a realidade veio dar uma lição ao primeiro-ministro", afirmou o líder parlamentar do partido.

Para Nuno Magalhães "é sempre preferível tirar consequências do que a lealdade político-partidária".

"Lendo o comunicado do primeiro-ministro [a aceitar os pedidos de exoneração], digo-lhe 'bem-vindo ao país à realidade'. O Governo está a desfazer-se e a deixar cair as peças, pouco a pouco", disse.

O líder parlamentar do CDS-PP considerou "inevitável" que a remodelação governamental vá mais longe e abranja os "casos mais graves" dos ministros da Defesa e da Administração Interna, não por uma "questão de oportunidade" mas "por uma questão de necessidade".

O PSD expressa “enorme estranheza pelo momento político em que as demissões destes secretários de Estado são conhecidas”.

O deputado Carlos Abreu Amorim quer saber “o que é que se alterou” desde o Verão de 2016, quando rebentou o “caso Galp”.

“Na altura o Governo elaborou um código de conduta e diz que ficou tudo resolvido. (…) Pelos vistos não está nada resolvido”, disse.

“O que é que aconteceu? Se há razões que têm a ver com uma eventual investigação judicial, elas têm de ser ditas, têm de ser esclarecidas”.

Os secretários de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, e da Indústria, João Vasconcelos, solicitaram ao primeiro-ministro a exoneração de funções após terem pedido ao Ministério Público a sua constituição como arguidos no inquérito relativo às viagens para assistir a jogos do Euro 2016.

[actualizado às 22h15]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Os PSDs e CDSs
    10 jul, 2017 lis 16:34
    que vejam em anos anteriores quem dos seus beneficiou e continua a beneficiar de situações semelhantes!...Não são poucos! Até onde chegou a hipocrisia! Pelo menos, os elementos da esquerda anteciparam-se e com grande dignidade, pediram a exoneração, antes de serem confirmados pela justiça que eram arguidos! Elevação de caracter, que infelizmente falta à direita!...
  • João Lopes
    10 jul, 2017 Viseu 13:42
    O governo deve demitir-se em bloco! São incompetentes! Novas eleições!
  • farçolas
    10 jul, 2017 lisboa 12:44
    Os esquerdolas nunca gostaram da verdade Portugal cantinho de pulhas
  • Leonel
    10 jul, 2017 Lisboa 07:48
    Cristas e coelho levam o tempo a dizer nada. As tvs gostam disso e la estao. O azar e que o povo nao gosta. Mais: nao os suporta. Andam atras dos acontecimentos à espera que sobre qualquer coisa para deitarem abaixo. Em conjunto valem menos de 30% dos votos. Cristas tem à perna uns quantos que querem correr com ela. Coelho idem. So existem porque as tvs lhes dao existencia. Para os cidadaos, aqueles dois protagonizam uma serie de terror.
  • Antonio
    10 jul, 2017 Vale de Cambra 06:14
    Esta coisa, se é um partido politico, està IRREVOGAVELMENTE desorientada. jà temos submarinos, agora chamen-no para comprar material para TANCOS, sem IVA !! porque as faturas talvez DESAPAREçAM, não é BELA !!??
  • das Caldas
    09 jul, 2017 Caldas da Rainha 23:30
    O PSD insiste em dar tiros no pé ao servir de caixa de ressonância para tão serôdias exonerações face aos factos que as terão originado. Cristas e o partido que, por enquanto. lidera também deu um tiro de canhão no próprio pé. Fez a figura de abutre ao pedir demissões em rescaldo de catástrofe. Os partidos de oposição vão ficar como os maus da fita de uma remodelação "postecipada" em um ano. Costa mais uma vez mostra a sua suprema mestria em "jogo de cintura" ao escolher ou mesmo precipitar (não foi por acaso que fingiu de morto e foi a banhos) esta remodelação imputando as culpas as culpas a Passos e Cristas. Soberbamente e vitimizando-se, soube escolher o momento para o governo da geringonça "ir às boxes" das quais vai sair quase de certeza na frente e com o avanço significativamente aumentado, de carinha lavada e "pronto para as curvas" que é como quem diz, das autárquicas que estão logo ali, na primeira "chicane"...
  • Bela
    09 jul, 2017 Coimbra 23:03
    O primeiro ministro aceitou os pedidos de exoneração de três secretários de Estado, assim duma assentada? Primeiro vai de férias sem se preocupar muito com a questão do roubo me material militar e agora aceita a demissão de gente do seu governo. Isto traz água no bico! Será para depois das férias a Comunicação Social ter com se entreter em vez de o incomodarem com perguntas 'chatas'?
  • Macaco
    09 jul, 2017 Errante 22:26
    O problema agora é que não é facil encontrar peças nem usadas para esta girengonça.

Destaques V+