A+ / A-

Simone de Oliveira faz de Simone em musical que estreia em Setembro

01 jul, 2017 - 17:14 • Maria João Costa

Em Setembro chega ao Teatro Tivoli BBVA em Lisboa o espectáculo “Simone, o Musical” sobre a vida da artista Simone de Oliveira. O texto e a encenação são de Tiago Torres da Silva e direcção musical de Renato Júnior. No elenco além de Simone de Oliveira, o musical conta com vários actores e cantores.

A+ / A-

Simone de Oliveira completa em 2018, 80 anos. A anteceder este aniversário subirá ao palco do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa para se representar a si própria. A ideia de criar um musical que lhe é dedicado nasceu da cabeça de Tiago Torres da Silva. O produtor e letrista diz que considera “extraordinário” ter um “musical biográfico que ainda tem a biografada em cena”. Para o autor, a participação de Simone “dá uma verdade muito grande ao espectáculo”. Com um sorriso Tiago Torres da Silva conclui que “se não fosse mesmo assim, a própria diria ‘não é nada disto!’”.

Sentada ao seu lado, Simone de Oliveira diz que sim com a cabeça. A cantora explica contudo que embora o espectáculo vá contar a sua vida, deixará de fora a dimensão mais familiar. “O lado da mãe, da filha e da avó” não estão representados. Simone assegura mesmo que no musical “não entra ninguém da família”. O que estará em cena é sobre a sua vida pública quer no palco, quer fora dele. “Já se disse tudo sobre mim” afirma Simone de Oliveira que ironiza “até que morri” e recorda um dia em que “estava a sair de uma aula de voz” e lhe telefonaram a dizer que tinha morrido. A notícia estava nas redes sociais e Simone respondeu ao telefone, no seu melhor estilo, “eu não, eu estou aqui na avenida Pedro Alvares Cabral!”.

Em “Simone, o Musical” que estreia em Lisboa a 23 de Setembro vão estar em palco além da cantora, actores como José Raposo ou Maria João Abreu e cantores como FF, Sissi Martins, Ruben Madureira entre outros. Os figurinos estão a cargo do estilista Dino Alves. Simone sente-se “muito grata” e lembra que “nunca” foi “vestida por ninguém” e que chegou mesmo a ser considerada por Vera Lagoa como “a mulher mais mal vestida do país”. “Nunca liguei à moda” repete Simone de Oliveira que conclui voltando-se para Dino Alves dizendo: “sei do seu talento. Eu sou assim, este mulherão” que o estilista irá agora vestir.

O espectáculo produzido pela UAU terá cenografia de Catarina Amaro. Nas palavras do autor do texto e da encenação, Tiago Torres da Silva trata-se de uma “peça muito tocante por um lado e muito divertida por outro”. “A Simone sempre foi isso” explica o autor que acrescenta: “mesmo nas adversidades sempre soube tirar uma gargalhada”. No espectáculo estão “a Simone forte e corajosa, mas também está a mulher frágil e que fez sempre da queda uma energia que a impulsionava para cima”.

A direcção musical está a cargo de Renato Júnior. Simone no tom que a caracteriza agradece e brinca: “eu deveria ter aprendido qualquer coisa de música! Tenho uma grande intuição, mas não sei nada! Não sei se é Dó, se é Lá ou Fá”. Na conferência de imprensa de apresentação do musical, Simone de Oliveira revelou qual será a sua primeira deixa em palco. “Das coisas que mais me agradou neste espectáculo é que eu entro em Simone e digo ‘O meu reino por um cigarro’”. É de resto uma fotografia em contraluz de Simone de Oliveira com um cigarro na mão que faz o cartaz deste musical.

O espectáculo biográfico está a deixar Simone nervosa. “Tenho medo” admite, mas diz que está “consciente que não é um espectáculo fácil”. Para a artista que eternizou o tema “Desfolhada” este não é só um musical em que se “vão fazer umas cantiguinhas”. Dias depois de ter sido condecorada pelo parlamento Europeu, Simone quer dizer que tem “muito respeito por todos os que se envolveram no espectáculo”. A questão do respeito pelos colegas de trabalho diz que aprendeu com a “senhora dona Laura Alves”. Mas interpelada pelo produtor por não gostar que a tratem por “senhora dona Simone”, a cantora afirma com garra: “Detesto que me tratem por senhora dona, porque não dá com Simone. Eu sou Simone e canto cantigas, só! E serei isto até ao fim dos meus dias!”.

Simone de Oliveira igual a si própria e que se dará a conhecer melhor num musical que estreia a 23 de Setembro no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Os bilhetes já estão à venda. O espectáculo fará também uma temporada no Coliseu do Porto a partir de 10 de Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lourdes
    29 out, 2017 LISBOA 20:27
    Adorei o espectáculo. Sugestão: programa grátis com 2 ou 3 páginas ou folha de sala com resumo e nome de actores com o papel que representavam; programa a custo razoável (5€) com toda a peça e canções Negativo: A acústica do Tivoli é péssima.

Destaques V+