Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal tem dos tarifários mais caros da Europa. A que são obrigadas as operadoras com o fim do "roaming"?

15 jun, 2017 - 09:58 • Marília Freitas

Apesar de o fim das taxas de "roaming" ser automático, as operadoras de comunicações estão sujeitas "a um conjunto de deveres de informação".

A+ / A-
Adeus, "roaming”. O que muda?
Adeus, "roaming”. O que muda?

"Finalmente uma das últimas barreiras ao mercado único europeu desapareceu”, desabafa Luís Pisco, jurista da Deco. Fala-nos do fim das tarifas de itinerância na União Europeia, Islândia, Noruega e Liechtenstein.

A partir desta quinta-feira, quando os consumidores se deslocarem no espaço comunitário, pagarão pelas comunicações (telefonemas, SMS e dados) o mesmo que pagam no seu país de residência.

Apesar de o fim do “roaming” ser automático, como determinado pelo acordo alcançado nas instâncias europeias, as operadoras de comunicações estão sujeitas "a um conjunto de deveres de informação", explica a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

"Têm de contactar os clientes, o que penso que estão a fazer através de SMS, dando conta das novas regras. Caso o consumidor tenha acordado um tarifário especial no passado, vão ter de consultar esse mesmo cliente no sentido de o informar da alteração que houve nas regras e perguntar se ele quer manter essas tarifas especiais ou se fica com as regras que entram em vigor" esta quinta-feira, explica o jurista.

Luís Pisco confirma que algumas operadoras já informaram os clientes através de SMS. Contudo, ainda não é possível saber se todas estão a cumprir a obrigação.

"Se houver algum tipo de problema de implementação deste regulamento, devem denunciar a situação junto da ANACOM ou junto da Deco”, aconselha o jurista

Portugal tem dos tarifários mais caros da Europa

Chamadas e mensagens deixam de ter custos acrescidos dentro do espaço comunitário, mas os dados móveis podem estar sujeitos a uma pequena taxa, caso o consumidor tenha dados móveis ilimitados ou a tarifas muito baixas. Algo que não se deve aplicar à generalidade dos consumidores portugueses.


Veja também:


"Em Portugal praticam-se preços demasiado elevados para a média comunitária. O preço habitual de um 'gigabyte' de dados num tarifário pré-pago é cerca de 8,12 euros sem IVA, o que está acima do que é considerado pela Comissão Europeia como preço baixo", explica Luís Pisco.

O jurista da Deco salienta que “Portugal tem dos pacotes de comunicações mais caros da Europa” e exemplifica: nos países nórdicos, "qualquer consumidor tem, por metade do preço, o mesmo que é dado aos consumidores portugueses".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Areias
    15 jun, 2017 Vila do Conde 21:21
    Os salários mais baixos e os pacotes mais altos é vergonhoso
  • jorge
    15 jun, 2017 cuba 19:17
    não existe concorrência, vivem todos de mãos dadas. sabem que o cliente hoje assina por uma operadora amanhã está a assinar por outra. E assim as operadoras vão vivendo com os 11 milhões de portugueses.
  • 15 jun, 2017 aldeia 17:13
    Pagamos mais caro a água, a electricidade,as comunicações,etc.......para os gestores poderem ter vencimentos escandalosos e as companhias estrangeiras terem lucros de milhões á custa do povo.Aqui.....a "europa"não diz nada?
  • Joao
    15 jun, 2017 Caminha 16:00
    Desculpe ALMOCREVE mas não resisto! Partidos como o PCP e BE existem na Venezuela. E sim puseram tudo na linha, comunicações, comida, dinheiro, etc. Tudo ficou na linha e desapareceu do mapa. Como ainda podem acreditar em políticas dessas?
  • Joao
    15 jun, 2017 Caminha 14:40
    A UE no seu melhor. Com a sua avidez de intervencionismo, cospe cá pra fora mais uma regulamentação que apenas vai beneficiar alguns. Assim, para que alguns paguem menos nas suas comunicações dentro da EU, vão todos pagar mais. Vivam as regulamentações da EU. Ainda há pessoas que tudo devia ser mais regulamentado... Será que não percebem que quanto mais se regulamenta, mais se beneficia os do costume?
  • Barros
    15 jun, 2017 Amarante 14:15
    Vivi no estrangeiro cerca de 20 anos. O salário mínimo andava pelos 3000€e pagava menos pelo mesmo pacote de telecomunicações que tenho em Portugal. Mesmo que fosse o mesmo preço já era caro porque um funcionário de telecomunicações nesse pais ganha entre 4 a 5000€mensais bem acima dos cerca de mil pagos em Portugal. Qual a razão para pagar mais em Portugal?
  • Almocreve
    15 jun, 2017 Lisboa 14:07
    Só há um partido - no máximo dois - em Portugal que era capaz de meter ordem nestes tipos das operadoras das comunicações. Era o Partido comunista Português, e o bloco de Esquerda. Era vê-los - aos operadores das ditas comunicações - a rabear por tudo quanto era canto. Mas... O povo não quer votar nestes partidos... Tem medo...!!! Que vão ter medo para outra galáxia...
  • jacob
    15 jun, 2017 lisboa 14:05
    As operadoras no seu melhor! Então o que dizer dos contratos de milhões que fizeram com os clubes (só alguns) de futebol? É oq ue dá ter empresas da treta geridas por rapazinhos com canudo debaixo do braço.
  • Armando Coelho
    15 jun, 2017 13:51
    Ainda bem que a roubalheira acabou:mas cuidado porque os ladroes nunca se dao por vencidos.e vao querer aumentar as tarifas locais para compensar o filao de ouro que tinham no roaming.
  • 15 jun, 2017 LX 13:49
    “Portugal tem dos pacotes de comunicações mais caros da Europa” Um país rico e com uma população que usufrui de um alto nível de vida tem o que se lhe adequa. Por isso é que existem listas de espera para s cantinas sociais. Paradoxos...

Destaques V+