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Espaço do Consumidor - Fim do roaming na Europa - 13/06/2017

Adeus, "roaming”. Tudo o que precisa de saber sobre o novo “Roam like at home”

13 jun, 2017 • Fátima Casanova


É já na quinta-feira que terminam as tarifas de “roaming” na União Europeia.

A partir do dia 15 de Junho, vai poder usar o telemóvel sem custos acrescidos sempre que estiver em qualquer um dos 28 Estados-membros da União Europeia. A liberdade de comunicações será extensível ainda à Islândia, Noruega e Liechtenstein quando estes países prepararem legislação para acomodar estas alterações.

As chamadas recebidas deixam de ser cobradas e, se o seu plano tem chamadas e mensagens ilimitadas, vai poder usufruir delas sem custos acrescidos.

A esta nova forma de comunicar fora do nosso país chama-se “roam like at home” – o utilizador usa o pacote de telecomunicações que definiu no seu mercado de origem sem pagar “roaming”.

O que é o “roaming” internacional?

É o serviço pago, prestado pelos operadores de telecomunicações, que permite utilizar os equipamentos móveis no estrangeiro para realizar e receber chamadas de voz, enviar e receber mensagens de texto e multimédia, utilizar a Internet e aceder ao “voice mail”.

Os preços destas comunicações têm tido custos mais elevados, porque o operador estrangeiro cobra uma determinada quantia ao operador nacional pela utilização da rede.

O fim do “roaming” é automático?

Sim. O operador deixa automaticamente de aplicar as taxas de “roaming” a partir de 15 de Junho de 2017, entre os países da União Europeia e, mais tarde, também na Islândia, Noruega e Liechtenstein, segundo a Comissão Europeia.

No entanto, o operador deve informá-lo sobre como o seu tarifário é afectado pelas novas regras. Tal como acontecia até agora, quando atravessar a fronteira vai continuar a receber um SMS informando que está em itinerância.

Há limites para chamadas e SMS?

Se vai de férias ou em trabalho para um daqueles 31 países, paga os preços do tarifário que usa em Portugal.

Se o seu tarifário inclui chamadas e mensagens ilimitadas para todas as redes, mantém as mesmas condições no Espaço Económico Europeu.

Se passar a maior parte do tempo no estrangeiro e fizer mais consumos fora ao longo de quatro meses, o operador poderá pedir para esclarecer a situação e poderá mesmo aplicar valores adicionais ao consumo.

Se continuar com o mesmo padrão de consumo, o operador pode aplicar valores adicionais ao consumo.

Há limites para tráfego de dados móveis?

Se o tarifário que usa tem dados ilimitados ou paga um preço baixo, o operador deve fornecer um grande volume de dados no estrangeiro, sem que tenha de pagar uma taxa extra. Contudo, o operador pode aplicar uma política de utilização responsável, mas tem de o informar sobre isso, bem como alertá-lo quando atinge o limite estabelecido. O limite de dados que pode utilizar gratuitamente depende da mensalidade que paga pelo contrato de comunicações.

A partir de quinta-feira está prevista uma redução dos actuais 50 euros por gigabyte para 7,7 euros. Mas a descida de preço vai continuar de forma progressiva. Em Janeiro de 2018, baixa para seis euros, em 2019 para 4,5, em 2020 para 3,5 euros, em 2021 para três euros e em 2022 para 2,5 euros.

Como estabelecer um limite à utilização da internet em “roaming”?

Caso pretenda estabelecer um limite de consumo de Internet em “roaming”, contacte o seu operador. Este deve activar o serviço de controlo de consumo acumulado gratuitamente e no prazo máximo de um dia.

Esta funcionalidade deve garantir que o custo com a utilização do serviço não ultrapassa um limite financeiro.

Quando é atingido 80% do limite de consumo, o operador deve enviar um aviso para o seu telemóvel ou computador.

Ainda antes de o limite ser ultrapassado, o operador deve também enviar um aviso que o informe sobre o que fazer para continuar a aceder à Internet em roaming após ultrapassar o limite de consumo definido e quais os custos do consumo adicional. Se o utilizador não seguir as instruções dadas pelo operador móvel, uma vez atingido o limite definido, este deve suspender imediatamente o acesso ao serviço.

O que fazer se o operador cobrar comunicações de “roaming” feitas em Portugal, junto à fronteira com Espanha?

Para evitar o “roaming” indesejado numa zona fronteiriça, deve contactar o seu operador no sentido de saber se o seu tarifário tem o serviço de “roaming” activo e o que deve fazer para o desactivar.

Se o quiser manter activo, informe-se sobre como pode desactivá-lo temporariamente no seu equipamento. A possibilidade de desactivar temporariamente o serviço de “roaming” depende das características de cada equipamento.

Que informação deve o consumidor receber com o fim do “roaming”?

O operador é obrigado a informá-lo sobre o fim da cobrança de taxas de “roaming” e tem de lhe explicar como o seu tarifário específico é afectado.

Quando atravessar uma fronteira na União Europeia tem sempre de receber um SMS a indicar que está em “roaming” e a descrever a política de utilização responsável aplicada.

Se tiver mais dúvidas, pode consultar aqui o documento que a Comissão Europeia preparou sobre o fim do “roaming”.

Comentários
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  • Jose fernando Gonçal
    14 jun, 2017 Nufenen 05:22
    Que pena a Suíça não ter aderido ao fim do roaming.. Para nós portugueses que usamos cartão com número de cá...
  • Luis
    13 jun, 2017 lx 22:00
    Para compensar a perda de receita com o fim do Roaming, passaram todos os operadores a cobrar as chamadas efectuadas para o apoio tecnico, mesmo que feitas a partir da rede do operador. Portanto, o entalado é sempre o consumidor. Desengane-se quem achar que consegue ser mais esperto do que o cartel dos operadores (ISP's)
  • Antonio
    13 jun, 2017 Dordrecht 21:27
    Eu acho que deviamos " todos os portugueses "usarmos cartoes estrangeiros que no caso da Holanda as chamadas sao muito mais baratas.
  • Bruno
    13 jun, 2017 Bergen 17:37
    Esta notícia está com um erro, aqui na Noruega já existe este roam like home desde o ano passado.
  • KradFire
    13 jun, 2017 portugal 16:55
    Também era mesmo o que faltava um estado federado aplicar tarifas de roaming dentro dele próprio. Não fazem mais do que o seu dever.
  • Joao Almeida
    13 jun, 2017 Ceira 15:59
    Boa Tarde! Para ser correcto, pode-se dizer que acabou o roaming, para todos, mas, SÓ nas chamadas RECEBIDAS! Mesmo quem tem um tarifário de Chamadas e sms ilimitadas, ainda pode estar sujeito a sobretaxas( se utilizar um valor superior a média dos 4 meses anteriores)!Sou cliente Vodafone e existia uma coisa boa, por apenas 0,90 centimos, que se chamava Europe Daily Roaming : Os tarifários que incluem o serviço Europe Daily Roaming: um pacote diário de 10 minutos para chamadas efetuadas 10 minutos para chamadas recebidas 10 SMS 50 MB por apenas 90 cênt/dia de utilização de roaming na União Europeia, Noruega, Liechtenstein e Islândia. ATENÇAO, vai acabar dia 15 junho, e fica a ser, com sobretaxas: €0,19/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo. €0,06/SMS, para cada SMS enviado €0,20/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB. Façam as contas, ao que tinha-mos por 0.90 centimos, durante 10 minutos por dia, e, o que se vai pagar, com sobretaxas! Tanto alarido com o fim do roaming, mas AFINAL quem ficou a perder foi o consumidor! Portanto SÓ recebam chamadas, ai sim não se paga nada.
  • Pedro
    13 jun, 2017 Lisboa 15:44
    "O que fazer se o operador cobrar comunicações de “roaming” feitas em Portugal, junto à fronteira com Espanha? " O que não explicaram nesta noticia é que o cliente nas afinações no seu telemóvel, pode optar por retirar a busca de operador automática, e sim, escolher o seu operador de origem, com isto o telemóvel só se ligará ao operador desejado. É bom que fique esclarecido e que esclareçam.
  • Paulo Caramelo
    13 jun, 2017 15:23
    "Se passar a maior parte do tempo no estrangeiro (...) o operador (...) poderá mesmo aplicar valores adicionais ao consumo. Se continuar com o mesmo padrão de consumo, o operador pode aplicar valores adicionais ao consumo.". Então fica tudo igual, aplicam-se sempre em todos os casos os "valores adicionais ao consumo"... Que estes gajos (Meo, Vodafone, NOS, etc.) não vão ficar a perder...