Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil. Temer acusado de corrupção passiva, obstrução à justiça e organização criminosa

19 mai, 2017 - 19:18

[em actualização]

A+ / A-
"Fora, Temer!" Milhares gritam nas ruas do Brasil e há registo de confrontos
"Fora, Temer!" Milhares gritam nas ruas do Brasil e há registo de confrontos

O Presidente do Brasil, Michel Temer, é acusado de três crimes: obstrução da justiça, corrupção passiva e organização criminosa.

O pedido de Rodrigo Janot, procurador-geral da República, foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

"Importante registar que um dos delitos em tese cometidos é o de corrupção passiva, o qual, como é sabido, pressupõe justamente o exercício do cargo, emprego ou função pública por parte do agente", disse Janot.

Ainda segundo Janot, Aécio Neves, em articulação com outros políticos, incluindo o Presidente, tentou impedir o avanço da operação Lava Jato sugerindo a escolha de delegados da polícia corruptos para a condução das investigações.

"Assim, vemos a possível prática do crime de obstrução da justiça", destaca Rodrigo Janot, no documento enviado ao magistrado do STF, Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato.

O caso ganhou novos contornos quando Joesley Batista, um dos proprietários do grupo J&F, que tem negócios na banca e nos sectores alimentar, pecuária, do papel e da televisão, gravou uma conversa com Temer, alegadamente ocorrida no dia 7 de Março. O empresário disse ao chefe de Estado brasileiro que estava a dar ao ex-deputado Eduardo Cunha e ao operador financeiro Lúcio Funaro uma mesada na prisão para que ambos ficassem calados. Segundo o jornal “Globo”, Michel Temer terá respondido: "Tem que manter isso, viu".

O empresário também confessou que desde 2010 que subornava Michel Temer, segundo documentos divulgados hoje pelo STF.

O pedido de abertura de inquérito assinado pelo Procurador-Geral destaca que a gravação entregue pelo empresário mostra que Michel Temer deu "aval" para comprar o silêncio de Eduardo Cunha, ex-presidente da câmara baixa brasileira, atualmente a cumprir pena de prisão por corrupção.

Reagindo à polémica, Michel Temer garante que não abandona a presidência do Brasil. "Não renunciarei. Repito, não renunciarei". "Sei o que fiz e sei da correcção dos meus actos Exijo investigação plena e muito rápida", disse, numa curta declaração ao país no Palácio do Planalto.

Na última noite regressaram os protestos às ruas do Brasil, depois de o Presidente ter dito que não renunciava. Em Brasília e no Rio de Janeiro, há registo de incidentes quando a policia tentou dispersar os manifestantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SALAZAR
    19 mai, 2017 LX 22:08
    É COMO EM PORTUGAL. NO PARLAMENTO, ETC. É SÓ BANDIDOS. POR ISSO É QUE FOMOS 3 VEZES À BANCARROTA EM 40 ANOS. NEM UM PRESO.
  • Rr
    19 mai, 2017 Pprtugal 21:56
    Será que eu não tenha razão para andar sempre desconfiado?
  • Ricardo
    19 mai, 2017 Lisboa 21:33
    O Brasil é cada tiro cada melro. Aquele pais está podre de corrupção, venham ele qual vier, o povo já nem sabe em quem votar.
  • Zé Povinho
    19 mai, 2017 Lisboa 21:28
    O atual e corrupto presidente Brasileiro, sem moral, destituiu uma presidente democraticamente eleita. Cabia ao povo Brasileiro, destituir a Dilma, através do voto ou de eleições antecipadas e não, por destituição e eleito um outro, sem ter sido o povo a escolher. O p ovo Brasileiro tem que sair às ruas para se manifestar, pois não se admite que o Povo Brasileiro viva mal, pobre e em insegurança, quando o seu país é riquíssimo em recursos naturais e outras coisas boas, como turismo para explorar, de modo a que todo o povo Brasileiro possa viver bem, emprego e rendimento para todos. Por causa dos corruptos, os Brasileiros continuam a ser explorados e roubados! Povo irmão: está na hora de correr com os corruptos! O POVO É QUEM MAIS ORDENA!
  • ZÉ BRASUCA
    19 mai, 2017 Conchinchina 21:10
    Aprendam portugueses, como devem ser feitas investigações para pôr políticos corruptos na cadeia .
  • Poly
    19 mai, 2017 Brasil 20:52
    Só não via quem não queria. Infelizmente a mídia só mostrava as atrocidades do PT (Lula e Dilma) e raramente noticiavam algo sobre outros partidos. Muitos brasileiros ainda criticam só o PT (Lula e Dilma), mas não estou dizendo que são santos, pelo contrário. Corrupção sempre esteve presente na política brasileira mas devido a informações que temos hoje em dia, tornou muito mais fácil saber de pelo menos 1/3 do que está acontecendo. Espero realmente que a partir de agora as coisas comecem a mudar por aqui... Só acho que com Aécio Neves nada irá acontece, como sempre. Espero que o povo brasileiro acorde e não fique culpando apenas um único partido. SÃO TODOS.
  • Deixem o Sr. sair
    19 mai, 2017 19:35
    Vai ganhar a mesma coisa que ganhou este ano e o ano passado: nada! Não seria melhor um treinador a pensar no futuro? Amigo da formação de futuros grandes jogadores? J.J. estava indeciso, precisamente porque já sabe que vai ser mais uma época de jejum...

Destaques V+