Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Sim é sim": Ventura pressiona Montenegro para acordo entre AD e Chega

18 mar, 2024 - 18:10 • Tomás Anjinho Chagas , Ana Kotowicz

Líder do Chega assegura que Marcelo Rebelo de Sousa não está contra o Chega no Governo e diz que o partido não se responsabiliza se Montenegro preferir formar executivo minoritário.

A+ / A-

O Presidente da República "desmentiu categoricamente" que tivesse "preferência de que o Chega não estivesse no Governo", contrariando notícias que vieram a público. São declarações do líder do Chega à saída da reunião com o Presidente da República, que tem recebido os partidos que elegeram deputados nas legislativas de 10 de março.

Ventura afirmou que Marcelo não é contra a presença do Chega no Governo, uma questão que o partido quis clarificar neste encontro. Questionado sobre o presidente do Chega, Marcelo terá respondido que a notícia em causa, que dava conta de que o Presidente da República não era favorável a um executivo de coligação da AD com o Chega, "não transmite a posição dele, como não foi ele que transmitiu essa notícia", acrescentou Ventura, referindo-se a um artigo "plantado num jornal a dois dias das eleições".

As palavras exatas de Marcelo, acabou por dizer o presidente do Chega foram: "Não fazia nenhum sentido, quem escolhe é o povo."

Ventura pressiona Montenegro

Admitindo que "não há" neste momento qualquer acordo com o PSD para uma solução de Governo, André Ventura volta a colocar a responsabilidade do lado da Aliança Democrática.

"Eu tentarei até ao fim chegar a um entendimento. Luís Montenegro pode reunir-se com quem entender, isso não fará uma maioria na Assembleia da República. Para haver é preciso o Chega e o PSD", frisou André Ventura.

E logo depois, clarifica: "Se essa solução não vier a existir, não foi pela nossa parte". André Ventura vinca que os votos "não se vendem" e inverte a máxima de Luís Montenegro: "Sim é sim".

No caso de haver um governo minoritário, o líder do Chega desresponsabiliza-se pela eventual instabilidade política: "Aceitará a responsabilidade dessa minoria. Se Luís Montenegro quer precipitar o país para eleições em sete ou oito meses é uma escolha que fará".

Chega foi antepenúltimo a ser recebido em Belém

Nesta audiência, além de André Ventura, o Chega fez-se representar por António Tânger Correa e Marta Trindade, vice-presidentes do partido, e Diogo Pacheco Amorim, adjunto da direção.

O Chefe de Estado recebeu as forças políticas por ordem crescente de representação, tendo começado pelo PAN, depois Livre, CDU, Bloco de Esquerda, Iniciativa Liberal e esta segunda-feira o Chega.

Terça-feira o PS é recebido em Belém e a derradeira audiência será com a Aliança Democrática esta quarta-feira. Será nesse dia ou na quinta-feira que Marcelo Rebelo de Sousa vai indigitar o primeiro-ministro.

Durante toda a campanha e na noite eleitoral, André Ventura pressionou o PSD a chegar a um entendimento com o Chega.

"Haverá uma maioria clara, entre o PSD e o Chega. Só um líder muito irresponsável deixará o PS governar quando temos na nossa mão a possibilidade de mudança", declarou André Ventura na noite em que o partido elegeu 48 deputados e se tornou necessário para uma solução de governo à direita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    18 mar, 2024 Paços 22:01
    Ele não disse que "Marcelo não é contra presença do Chega no Governo", o que ele disso foi que "que Marcelo não impediria presença do Chega no Governo"! O presidente é contra, não pode é impedir!
  • ze
    18 mar, 2024 aldeia 19:18
    Quem não quer estabilidade para governação de 4 anos e desenvolvimento do país é o psd, se mantiverem o não é não, então iremos novamente a eleições pela certa.

Destaques V+