Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jesus não foi um profeta “new age”, mas o messias “presente nos descartados”

09 abr, 2017 - 10:20 • Filipe d'Avillez Imagem: Centro Televisivo do Vaticano

O Papa Francisco presidiu em Roma às celebrações do Domingo de Ramos, recordando que esta festa tem um sabor “agridoce” para os cristãos.

A+ / A-
Jesus não foi um profeta “new age”, mas o messias “presente nos descartados”
Jesus não foi um profeta “new age”, mas o messias “presente nos descartados”

Jesus não era um profeta “new age”, mas sim o messias “bem definido”, presente nos mais fracos e nos “descartados”, disse este Domingo de Ramos o Papa Francisco, na homilia da missa a que presidiu em Roma.

Recordando a forma triunfante como Jesus foi acolhido em Jerusalém, apenas alguns dias antes de ser preso, torturado e morto, o Papa sublinhou que Cristo não era aquilo que alguns querem fazer dele, tanto naquele tempo como actualmente.

“Este Jesus, cuja entrada na Cidade Santa estava prevista precisamente assim nas Escrituras, não é um iludido que apregoa ilusões, um profeta ‘new age’, um vendedor de fumaça. Longe disso! É um Messias bem definido, com a fisionomia concreta do servo, o servo de Deus e do homem que caminha para a paixão; é o grande Padecente da dor humana”, disse Francisco.

“Assim, enquanto festejamos o nosso Rei, pensemos nos sofrimentos que Ele deverá padecer nesta Semana. Pensemos nas calúnias, nos ultrajes, nas ciladas, nas traições, no abandono, no julgamento iníquo, nas bastonadas, na flagelação, na coroa de espinhos... e, por fim, no caminho da cruz até à crucifixão.”

Os discípulos e outros seguidores de Jesus, entusiasmados pela sua chegada gloriosa a Jerusalém, foram apanhados desprevenidos pela perseguição que mais tarde viriam a sofrer. Mas Cristo “sempre avisou os seus amigos de que a sua estrada era aquela: a vitória final passaria através da paixão e da cruz”, diz o Papa.

“E, para nós, vale o mesmo. Para seguir fielmente a Jesus, peçamos a graça de o fazer não por palavras mas com as obras, e ter a paciência de suportar a nossa cruz: não a recusar nem jogar fora, mas, com os olhos fixos n’Ele, aceitá-la e carregá-la dia após dia.”

Jesus é assim um Messias que está presente no dia-a-dia, nomeadamente nos outros, sobretudo quem sofre, considera Francisco. “E este Jesus, que aceita ser aclamado, mesmo sabendo que O espera o ‘crucifica-o!’, não nos pede para O contemplarmos apenas nos quadros, nas fotografias, ou nos vídeos que circulam na rede. Não. Está presente em muitos dos nossos irmãos e irmãs que hoje, sim hoje, padecem tribulações como Ele: sofrem com um trabalho de escravos, sofrem com os dramas familiares, as doenças... Sofrem por causa das guerras e do terrorismo, por causa dos interesses que se movem por detrás das armas que não cessam de matar. Homens e mulheres enganados, violados na sua dignidade, descartados....”

“Jesus está neles, em cada um deles, e com aquele rosto desfigurado, com aquela voz rouca, pede para ser enxergado, reconhecido, amado”, concluiu o Papa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JESUS EM 14/3/1998
    09 abr, 2017 apalavravivadeDeus.com.br 14:04
    Definição de Nova Era dada por Jesus a Bento da Conceição: - Delírios formam uma fusão. Debates criam loucuras. A melhor forma para tudo isto é invocar o Meu Santo Espírito neste tempo que só cresce desigualdade para o lado dos mais fracos, onde os grandes não querem perder. Os gananciosos não deixam ninguém se aproximar do que lhes pertence. Então. Meus filhos, nesta luta que estão fazendo por um mundo melhor, fujam da loucura de qualquer um desses, mesmo se for lá dentro de Minha Igreja. A maioria deles também está perdida. Um joga contra o outro, pelo seu trabalho. A Igreja de nada tem culpa. Os culpados são todos aqueles que vem distorcendo conforme já está escrito. A hierarquia é cumprimento do que viria no fim dos tempos: Bispos contra Cardeais, Padres contra seus Bispos e leigos contra as antigas leis, que não querem se sujeitar a ficar como era. Tudo tem que ser moderno. Casar, só basta no juiz; comunhão, sem mais confissão; disciplina, cada um se veste como quer, e assim por diante. Esta fusão, Meu filho, chama-se NOVA ERA. Se muitos não sabem o que é, eles podem até enganar a maioria, mas a Mim não enganam. Jesus de Nazaré. - Aquele que morreu, pregado num madeiro em forma de cruz por teu amor.
  • Fernando Saraiva
    09 abr, 2017 Porto 13:02
    Ter fé em Jesus, diga-se, é conhecer os mandamentos e pô-los em prática (veja-se Exodo capitulo 20, Marcos 10:19, Mateus 22:37-40). É conhecer Jesus pelos seus ensinamentos na escritura, e crer e ter fé em Deus de que os ensinamentos de Jesus são o melhor para nós em nossos problemas práticos do dia a dia. Um caminho traçado pela fé e confiança em Deus e nos ensinamentos de Cristo, mais que a confiança em nós mesmos e no nosso entendimento.

Destaques V+