Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Açores. IPMA admite falhanço nas previsões e a culpa será dos modelos

28 fev, 2017 - 10:57

Um dos alvos das ondas com mais de 13 metros foi o Cella Bar, considerado o mais bonito do mundo.

A+ / A-

Veja também:


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) admite ter falhado nas previsões de agitação marítima para os Açores. Na terça-feira, registaram-se ondas de 13 metros, que fizeram vários estragos na ilha do Pico e obrigaram ao encerramento do porto.

“A nossa previsão tinha ondas máximas de cinco metros. Os modelos indicavam isso, portanto, em princípio, foi uma falha dos modelos”, afirma à Renascença Patrícia Navarro, da delegação do IPMA dos Açores.

Esta quarta-feira serão avaliados os estragos provocados pelo mau tempo na ilha. O secretário regional das Obras Públicas, Vítor Fraga, visita o local e diz à Renascença que já tinha alertado para a eventual falha nas previsões.

Vítor Fraga encontra-se esta quarta-feira, na ilha do Pico, com numa equipa de técnicos, preparada para fazer o levantamento dos estragos.

Um dos alvos das ondas foi o Cella Bar, distinguido pelo site de arquitectura ArchDaily como o mais bonito do mundo. Ficou parcialmente destruído, mas o proprietário, Fábio Matos, garante que a estrutura está intacta.

Esta quarta-feira, no continente, há aviso laranja para sete distritos e esperam-se ondas que podem chegar aos 10 metros em todo o litoral a norte de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    01 mar, 2017 Funchal 07:47
    M I N T O R O L O G I A é o que esta gente faz.
  • Nuno sabino
    01 mar, 2017 Setubal 05:15
    Teijam mais atentos porque tecnologia temos a outra nao fui
  • João Santos
    28 fev, 2017 Lisboa 15:07
    Nos últimos anos as previsões meteorológicas em Portugal perderam qualidade. Quantas vezes vejo previsões de chuva e não chove e quantas vezes vejo previsões de não chuva e chove. Acredito que a confiança nos modelos é excessiva. Nos últimos anos reformaram-se os homens e mulheres das "previsões humanas" e os novos mandam o computador fazer o trabalho deles. Esta é apenas uma opinião mas é a minha.
  • F Soares
    28 fev, 2017 A da Gorda 14:25
    "Um dos alvos das ondas" foi o Cella Bar..... Onda inteligentes , não é Sr. Jornaleiro?! Quando vou à praia tenho que ter cuidado para não ser topado por alguma onda que não goste de mim....
  • F Soares
    28 fev, 2017 A da Gorda 14:20
    A culpa é dos modelos ???? Mas passam para modelos em estilo on/off ? Não continuam com o "modelo" anterior, por algum tempo ???? Isto só acontece nos Açores ou também no Continente ? As previsões do IPIMA depois que senhora, loura, de cabelo comprido, ( não sei o nome, peço desculpa) deixou o IPIMA, passaram a ser uma vergonha. Mais parecem terrorismo meteorológico. Alguém ponha cobro ao que se está a passar e investiga se há relação entre as previsões do IPIMA e os estados de prevenção, por tudo e por nada , da proteção civil. Creio que qualquer previsão dará direito as "gastos" e quando há orçamentos de 380M€ ( P Civil) a tentação é grande!
  • Nuno
    28 fev, 2017 Coimbra 12:59
    Este sistema está implementado desde 2004, será que em 13 anos ninguém se deu trabalho de validar se as previsões estavam certas com a realidade? Gastam milhares ou mais de euros em sistemas que ninguém sabe usar, e por muito boa que seja tecnologia se não sabem usar, de que serve?
  • nb
    28 fev, 2017 Lisboa 12:57
    Esta foto é do porto dos Biscoitos na Ilha Terceira.
  • manalena
    28 fev, 2017 lisboa 12:52
    Depois de casa roubada, trancas à porta. é assim que funciona o IPMA.
  • Luis Ribeiro
    28 fev, 2017 Viana do Castelo 12:39
    Para quando uma APP do IPMA para situações de emergência e com alertas para situações como esta e outras, os chamados fenómenos da natureza? Já tarda!
  • ZÉ DO PIPO
    28 fev, 2017 LOMBACHA 12:02
    Possivelmente o falhanço deveu-se ao facto de ter sido um bolseiro (precário) que deu a previsão que devia ter sido estudada e avaliada por pessoa competente que poderia eventualmente estar a preparar-se para o carnaval - é o que acontece na função pública, trabalham os precários enquanto os demais estão em casa - e a culpa é dos modelos? se calhar o modelo estava a preparar-se para a passerelle.

Destaques V+