Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Açores. “Mar entrou dentro” do bar mais bonito do mundo

28 fev, 2017 - 02:32

IPMA fala em situação "invulgar". Estrutura do bar não foi afectada porque foi pensada para “suportar a força do mar”, explica o proprietário.

A+ / A-

A forte ondulação na ilha do Pico, nos Açores, provocou estragos no Cella Bar, uma das principais atracções locais e já considerado o mais bonito do mundo pelo site ArchDaily.

As ondas que chegaram a atingir os 13 metros causaram danos no interior do estabelecimento e o pior pode ainda não ter passado, disse à Renascença Fábio Matos, o proprietário do bar.

“Há a indicação de que, às 2h00 da manhã, o tempo vai piorar bastante. Vamos aguardar pela manhã para ter uma ideia mais concreta sobre a dimensão dos estragos. Há só um estrago interior de mobiliário e de equipamento. Vamos ver o que se consegue recuperar ou não”, afirma Fábio Matos.

O proprietário do bar explica que “várias pedras foram arremessadas pelas ondas, partiram uma janela e o mar entrou dentro do Cella”, mas a estrutura não foi afectada porque foi pensada para “suportar a força do mar”, explica o proprietário.

Ondas de 13 metros provocaram esta segunda-feira estragos no município da Madalena, na ilha açoriana do Pico. Além do Cella Bar, o mar invadiu o Museu de Cachalotes e Lulas e danificou o molhe de protecção do porto da Madalena.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fala numa situação "invulgar", que "não estava prevista".

Já depois desta situação, o IPMA colocou sob aviso amarelo as cinco ilhas do grupo central dos Açores - Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa - devido à agitação marítima, que vigora até às 6h00 locais desta terça-feira e não de quarta, como foi inicialmente referido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AM
    28 fev, 2017 MG 14:38
    Na verdade o bar entrou primeiro no mar. Agora só têm de abarcar as consequências.
  • Miguel
    28 fev, 2017 Riyadh 13:04
    "Entrou dentro", "entrou fora", ou "entrou no"? E logo no titulo!
  • RUI
    28 fev, 2017 BRAGANÇA 09:23
    O Mar tinha sede...
  • Filipe
    28 fev, 2017 Lamarosa 08:04
    Entrar fora é capaz de ser complicado.

Destaques V+