Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo quer avaliação dos impactos de Almaraz

20 jan, 2017 - 00:50

João Matos Fernandes confirmou que também é necessário voltar a olhar para a Convenção de Albufeira.

A+ / A-

Veja também:

O ministro do Ambiente anunciou um acordo com Espanha para a revisão da Convenção de Albufeira, que regula a gestão ibérica do Tejo, e a convicção de que a Comissão Europeia dará razão a Portugal sobre Almaraz.

Falando aos jornalistas em Abrantes, à margem da apresentação do Plano Nacional de Fiscalização e Inspecção Ambiental 2017, João Matos Fernandes disse que o acordo para a revisão da Convenção de Albufeira, que data de 1998, "foi absolutamente pacífico", tendo afirmado que o Governo espanhol "reconheceu que, passados 20 anos, e com o novo regime hidrográfico, é necessário voltar a olhar para a Convenção de Albufeira".

Segundo afirmou, "em 2018, no ano em que faz 20 anos, comprometemo-nos a ter a Convenção de Albufeira definida".

Para já, "o compromisso" entre os ministérios do Ambiente "é que, num curto espaço de tempo, que seja compatível com a próxima cimeira ibérica, termos construído um documento que possamos partilhar e comprometermo-nos em torno dele, e que inclua os novos objetivos deste novo olhar sobre a Convenção de Albufeira, o método de trabalho, quem faz o quê, e qual o calendário".

"A cimeira acontecerá em meados de 2017, a Convenção de Albufeira é de Novembro de 1998, e a nossa expectativa é chegar a Novembro de 2018, 20 anos depois, com uma nova Convenção para ser celebrada entre os dois países", vincou.

O governante lembrou, no entanto, que Portugal "também tem de olhar para o lado de cá", tendo lembrado que as barragens do Fratel e de Belver não seguem o conceito de caudal ecológico, medida que, afirmou, "até ao final do primeiro semestre tem de ser fixado, com mecanismos onde sejam verificados esses mesmos caudais online".

Questionado sobre a construção de um armazém para resíduos nucleares na localidade espanhola de Almaraz, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com Portugal, o ministro do Ambiente afirmou não ter "qualquer dúvida de uma coisa: Espanha não cumpriu a directiva dos impactes ambientais que obriga, no seu artigo 7.º, aquando um projecto deste tipo é construído, terem de ser avaliados os seus impactos transfronteiriços".

"Não tenho outra expectativa que não seja a da Comissão Europeia nos dar razão e determinar que Espanha tem de fazer esta avaliação (...) que começa por ser um estudo, no qual esses impactes são medidos e avaliados, e tem outra componente fundamental (...) que é a da sua discussão pública".

A avaliação, frisou, "não é só uma questão de técnicos. Envolve as populações, envolve as associações que representam as pessoas, e isso é fundamental fazer-se em Portugal com informação construída pelo promotor do projecto".

João Matos Fernandes disse ainda que Portugal tem "um ano para garantir que a lei é cumprida, que os impactes transfronteiriços, a existirem, são devidamente assinalados e que, qualquer projecto a avançar, tem de cumprir e integrar essas medidas minimizadoras. Se não for possível encontrar medidas minimizadoras, não existirá esse mesmo aterro", frisou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Roberto Moreno
    20 jan, 2017 Lisboa, Portugal. 10:31
    ALMARAZ, NO MAS. - Este é o titulo de um filme documentário a ser realizado em conjunto com Portugal, Espanha e Brasil, que forneci, à cineasta Doris Dörrie, que apresentou, ontem, no cinema São Jorge, o filme de abertura do KINO - Mostra de cinema de expressão alemã - Fukushima meu amor. - Filme que narra a tripla catástrofe de Fukushima, em 2011. – No final do filme aparece em destaque, em protesto popular, a preocupação da cineasta em passar a mensagem que as Usinas nucleares já não deveriam existir. – E, neste âmbito, proponho-me a angariar colaboradores dos países citados, e não só, para dar eco a este protesto no final do filme de Fukushima e realizar um outro, desta vez, um filme documentário de prevenção, produzido e realizado pela Fundação Geolíngua, cujo titulo diz tudo - ALMARAZ, NO MAS.

Destaques V+